O economista da Agência Internacional de Energia, sediada em Paris, Fatih Birol, fez um alerta…
O economista da Agência Internacional de Energia, sediada em Paris, Fatih Birol, fez um alerta sobre as reservas de petróleo, nesta semana, para o jornal britânico The Independent. Ele acredita que a produção mundial de petróleo vai atingir o nível máximo no prazo de dez anos.
Esta previsão diminui em uma década as estimativas anteriores feitas pelos países da Organização de Cooperação e de Desenvolvimento Econômicos (OCDE). O economista declarou ao jornal que a escassez do petróleo pode comprometer as esperanças de recuperação da atual crise econômica para estes países.
Sobre o declínio da produção do petróleo, as previsões também não são boas. Cerca de três quartos dos locais de exploração já atendem a capacidade máxima e a queda será mais rápida do que a prevista para o analista.
A busca de fontes renováveis e limpas foi apontada como solução. A alternativa seria suficiente tanto por razões ambientas, como por substituição em longo prazo da matriz energética do petróleo.
Apesar das declarações do economista, o jornal enfatizou que as estimativas traçadas sobre o petróleo variam de economista para economista.