Economia solidária foi um dos temas do Seminário dos Petroleiros do Setor Privado

O segundo dia do Seminário Nacional de Planejamento das Secretarias do Setor Privado começou…





Imprensa da FUP

O segundo dia do Seminário Nacional para Planejamento das Secretarias do Setor Privado, organizado pela FUP e seus sindicatos, começou com uma palestra sobre as atividades  das  cooperativas de economia  solidária, realizada pelo diretor do Sindicato dos Químicos e Petroleiros da Bahia, Cedro Silva.

Durante a palestra, os representantes dos sindicatos que participam do evento puderam conhecer as ações dos projetos das cooperativas, que,  nos últimos anos, têm contribuído para a erradicação do desemprego e da precarização do trabalho. Cedro relatou várias experiências de cooperativas filiadas à ADS (Agência de Desenvolvimento Solidário, criada pela CUT) que, através de alternativas sustentáveis de desenvolvimento,  têm gerado renda para trabalhadores e pequenos produtores.

Na parte da tarde, o Seminário debateu os problemas do segmento de sondagem terrestre e o atual modelo de contratação da Petrobrás. As resoluções com os encaminhamentos do seminário, entre elas, reivindicações e calendários nacional e regionais de lutas, serão divulgadas pela FUP nos próximos dias.

O seminário teve início na terça-feira, 02, no Hotel Ok, no Rio de Janeiro, com lideranças sindicais de vários estados do pais. Os trabalhadores fizeram um balanço das principais negociações com as empresas do setor privado e discutiram questões, como previdência complementar, acordos nacionais pendentes, precarização das condições de trabalho dos terceirizados no Sistema Petrobrás, antecipação das agendas de negociação do segundo semestre, entre outros pontos de pauta.