Economia solidária foi um dos temas abordados na PlenaFup

O terceiro dia da PlenaFup começou com uma apresentação sobre projetos de economia…

Imprensa da FUP

O terceiro dia da PlenaFup começou com uma apresentação sobre projetos de economia solidária. Cedro Silva do Sindicato dos Químicos e Petroleiros da Bahia falou da importância do trabalho das cooperativas que geram trabalhos, distribuição de renda, desenvolvimento sustentável e o resgate da dignidade de trabalhadores que estavam fora do mercado de trabalho. Cedro também ressaltou que a cooperação é o principal mote do movimento e a maior exigência é a existência de interesses e objetivos em comum.

Atualmente, cerca de 12 mil empreendimentos já trabalham através do sistema de economia solidária e os movimentos sociais também já aderiram à prática, inclusive o MST.

“Apesar da grande adesão dos trabalhadores, de empresas e até da Petrobrás que acabou de firmar um convênio com a CUT Nacional para criação de cooperativas, o projeto ainda necessita de um investimento em políticas públicas para que este benefício se estenda aos demais trabalhadores desempregados no Brasil”, afirmou Cedro, ao terminar a apresentação.

Após a apresentação, os participantes assistiram  um vídeo com relatos de pessoas que estão engajadas no movimento e o depoimento de uma das representantes da Cooperativa Mãos de Ouro, que participa do espaço de exposição no assentamento contestado do MST, durante a plenária.