É nesta terça: Participe do grande ato unificado da FUP e FNP em defesa dos participantes e assistidos da Petros

Manifestação convocada pelas duas federações será realizada no Edifício Senado (EDISEN), no Centro do Rio, e em diversas bases do Sistema Petrobrás

[Da comunicação da FUP]

É nesta terça-feira (30) pela manhã o grande Ato Nacional em Defesa dos Participantes e Assistidos da Petros, que reunirá no Rio de Janeiro caravanas com petroleiros e petroleiras de vários estados do país, em uma mobilização unificada, convocada pela FUP e pela FNP.

O ato terá início às 10h, com concentração no Edifício Senado da Petrobrás (Edisen), no Centro do Rio de Janeiro. Diversos sindicatos da FUP e da FNP enviarão comitivas com aposentados, pensionistas e trabalhadores da ativa do Sistema Petrobrás.

O objetivo é pressionar as gestões da empresa e da Petros para que suspendam as cobranças do Plano de Equacionamento do PPSP-R (PED 2021), até a apresentação de uma solução que possibilite o equilíbrio atuarial dos planos de previdência, sem a necessidade das cobranças extras que estão sangrando a categoria petroleira.

A Petrobrás tem condições de realizar os acordos necessários para colocar os recursos no patrimônio dos PPSPs e, assim, resolver em definitivo esse problema, que aflige milhares de participantes e assistidos.

Além do Rio de Janeiro, o ato nacional mobilizará diversas bases da FUP e da FNP e contará também om a participação de outras entidades de participantes e assistidos da Petros, como Astape, Aepet, Abraspet e Cepes.

Nas bases da FUP, estão confirmados atos na antiga sede da Petrobrás no Edifício Torre Pituba, em Salvador (BA); no Terminal de Suape (PE); no Edifício Sede da Petrobrás em Vitória/Edivit (ES); na Refap (RS); na UO-RNCE, sede da Petrobrás em Natal (RN).

Os atos serão transmitidos ao vivo pelas redes da FUP e de seus sindicatos.

Solução está sendo discutida em GT

A construção de uma solução definitiva para eliminar os equacionamentos dos planos de previdência complementar do Sistema Petrobrás está sendo discutida no GT paritário AMS/Petros, que conta com representantes da FUP e da empresa. Estão sendo debatidas propostas para o futuro do plano de saúde e dos PPSPs, como, por exemplo, alternativas de modelagem, com o objetivo de eliminar os atuais e futuros equacionamentos e evitar possíveis cobranças de déficits também em relação ao PP2..

Quanto maior a pressão que a categoria fizer, maior será a chance de caminhar para um desfecho satisfatório e rápido, pois a categoria não pode continuar sendo penalizada pelos equacionamentos.

Essa, portanto, é a oportunidade para que os aposentados, pensionistas e trabalhadores da ativa do Sistema Petrobrás unifiquem força contra os equacionamentos e exijam uma solução urgente que garanta a sustentabilidade dos Planos Petros do Sistema Petrobrás.

Está insatisfeito com os equacionamentos? Não aguenta mais pagar essas contribuições extraordinárias? Então, se junte à FUP e à FNP no grande ato desta terça no Rio de Janeiro e nas bases das federações.