É nesta quarta: 24 horas de luta contra o surbônus!

Nas trocas de turno de terça (26) para quarta-feira (27), os petroleiros iniciam uma vigília de 24 horas em frente às unidades do Sistema Petrobrás…





Imprensa da FUP

Nas trocas de turno de terça (26) para quarta-feira (27), os petroleiros iniciam uma vigília de 24 horas em frente às unidades do Sistema Petrobrás, evolvendo também os trabalhadores do regime administrativo e os terceirizados. Além da luta contra o surbônus e por uma PLR transparente e democrática, a categoria também protestará contra a política de SMS que mata os trabalhadores, o desmonte da AMS, a morosidade na implantação do PP-2 na Transpetro, entre outras questões que irão pautar a campanha reivindicatória deste ano. Paralelamente às vigílias do lado de fora das unidades, os trabalhadores que estiverem na operação deverão realizar operações padrão, suspendendo a emissão de PTs.

Nesta sexta-feira, 22, os sindicatos da FUP iniciaram os seminários regionais de qualificação de greve, que estão discutindo com os trabalhadores novas estratégias para fortalecer a categoria no enfrentamento com a Petrobrás. Tanto os seminários de greve, quanto as mobilizações do dia 27 foram apontados de forma consensuada e unânime por todos os sindicatos no Conselho Deliberativo da FUP. Esses encaminhamentos refletem a decisão das assembléias, onde os trabalhadores aprovaram estado de greve e condicionaram o acordo da PLR ao compromisso da Petrobrás em não reeditar o surbônus. 
 
A categoria sabe que esta campanha vai muito além da questão econômica. O que está em xeque é a correlação de forças entre os trabalhadores e as gerências. Permitir a volta do surbônus, além de um retrocesso nas nossas conquistas, fortalece aqueles que já tentaram privatizar a Petrobrás e que de tudo fazem para atacar nossos direitos e assediar os trabalhadores. Nas mobilizações desta quarta-feira, é preciso mais uma vez reafirmar para os gestores da empresa que com surbônus, não tem acordo!