É hoje: Petroleiros e movimentos sociais de volta às ruas contra os leilões de petróleo

Caravanas de petroleiros de várias partes do país chegam a Brasília nesta quarta para a manifestação





Imprensa da FUP

Nesta quarta-feira, 24, a FUP e seus sindicatos voltam às ruas junto com as centrais sindicais e os movimentos sociais para impedir a continuidade dos leilões de concessão de petróleo e gás. A mobilização será realizada em Brasília, para pressionar o governo a não realizar a 11ª Rodada de Licitação, que está sendo cobrada pela ANP e pelo CNPE, mas que depende de decisão da presidenta Dilma Rousseff.

Atendendo à convocatória da FUP, os sindicatos estão organizando caravanas para o ato unificado, que pretende levar centenas de militantes à Esplanada dos Ministérios.A concentração será às 10 horas, no Ginásio Nilson Nelson, próximo ao estádio Mane Garrincha. De lá, os trabalhadores e militantes saem em caminhada até o Ministério das Minas e Energia, onde haverá um ato, em protesto contra a 11ª rodada dos leilões.

A manifestação faz parte da Jornada Nacional de Luta por Reforma Agrária, organizada pela Via Campesina, cujas principais atividades estão sendo realizadas em Brasília, nesta semana. Além dos movimentos que integram a Via Campesina, como MST e MAB, o ato unificado do dia 24 contará com a participação da CUT, Assembléia Popular, Coordenação dos Movimentos Sociais (CMS), entre outras entidades populares e centrais sindicais.

Audiência pública – após a manifestação, a FUP, os sindicatos e os movimentos sociais participam de uma audiência pública na Câmara dos Deputados Federais para cobrar do governo um basta aos leilões de concessão dos campos petrolíferos e a destinação social da renda gerada por este importante recurso energético. A audiência será realizada às 18 horas, no Plenário 02 do Anexo II.