Duas aeronaves que subiriam para Enchova, na Bacia de Campos, deram pane

Diretores do Sindipetro-NF presentes no Heliporto do Farol de São Tomé relataram que o voo que sairia às 7h30 de hoje com destino à plataforma de Enchova teve que retornar, porque a aeronave da BHS prefixo PRBGH teve uma pane. Os 18 trabalhadores de empresas contratadas e da Petrobrás retornaram ao saguão, houve mudança de aeronave e novamente ocorreu pane no segundo helicóptero de prefixo PRBGA. 

Os trabalhadores aguardam no saguão por um novo e embarque, que deve ser realizado ainda hoje. Todas as duas aeronaves são modelo Eurocopter EC-225, idênticas àquela que em 17 de dezembro de 2014 teve problemas no rotor de cauda e fez um pouso “duro” com 17 pessoas a bordo.

Segurança de Voo

Em 2013, um levantamento do Sindicato mostrou que, nos últimos cinco anos, foram registrados 61 acidentes envolvendo helicópteros na Bacia de Campos. Nesses anos, o sindicato tem alertado a empresa quanto à necessidade de melhorias urgentes em relação à manutenção das aeronaves.

DUAS AERONAVES QUE SUBIRIAM PARA ENCHOVA DERAM PANE

O Sindipetro-NF já denunciou à Petrobrás dois fatos graves que podem precarizar ainda mais a segurança. Um deles foi a mudança recente na função do Técnico de Segurança de Voo que passou a gerenciar contratos. O outro está relacionado aos mecânicos de aeronaves. No passado, um mecânico era responsável pela manutenção de duas aeronaves e, atualmente, dois mecânicos cuidam de sete helicópteros. Causando mais estresse a esses profissionais.

A diretoria do sindicato não concorda com tais mudanças e continuará tomando as ações necessárias para que a Petrobrás melhore as condições de segurança de voo na Bacia de Campos.

Fonte: Sindipetro NF