Em reunião nessa sexta, 31, na DRT no Rio de Janeiro, representantes da UN-Rio apresentaram…
Nesta sexta, 31, na DRT no Rio de Janeiro, representantes da UN-Rio apresentaram um plano de trabalho para a solução das não conformidades constatadas na inspeção realizada em P-40 na quinta, 23. Algumas destas irregularidades estão nas atas da Cipa da unidade há mais de cinco anos e não foram tratadas pelas gerências. A DRT autuou a P-40 pelos problemas identificados, já que todos já haviam sido motivos de notificação e os prazos haviam expirado.
Plano de Trabalho
Em relação ao sistema de incêndio no deck de cargas, que motivou a DRT a considerar a interdição do local, a UN-Rio apresentou como solução inicial a instalação de mangueiras de incêndio, para somente em setembro de 2010 instalar a linha definitiva. Tanto a DRT, quanto o Sindicato consideraram insatisfatória a providência exigindo que fosse instalada uma linha rígida provisória imediatamente.
Para o sindicato, a plataforma deveria ser interditada até que essa solução fosse instalada já que a pendência existe há mais de cinco anos. A DRT, no entanto concedeu prazo de 10 dias para que a solução seja implementada.
Em relação ao alojamento de pessoal terceirizado, que estavam em containers embaixo do heliponto, a UN-Rio informou que os containers foram desocupados e serão desembarcados. Os trabalhadores foram alojados em salas convertidas em alojamento com até 16 pessoas. Para o sindicato essa solução não atende e foi exigida uma solução definitiva que contemple as exigências legais de conforto dos trabalhadores. Uma nova reunião no dia 12 de agosto discutirá novamente essa irregularidade.
Em relação ao bote resgate, a UN-RIO informou que já esta implantada a permanência da tripulação nas proximidades do bote em prontidão. O sindicato fez questão de registrar que essa medida abrange todas as plataformas e que é necessário modificar o procedimento para deixar claro que a tripulação estará no máximo a 10 metros do bote. A UN-Rio comprometeu-se a mudar o procedimento.
Em relação ao lançador de PIG foram apresentadas medidas paliativas, como por exemplo, a determinação de que três operadores serão destacados para a tarefa. O sindicato questionou alertou que essa medida causa redução do efetivo dos outros postos de trabalho. A solução definitiva que é a instalação de uma motorização para facilitar a operação, segundo a UN-Rio só pode ser realizada no final de 2009.
Uma nova reunião acontecerá no dia 12, às 10 h, na DRT, para reavaliar a novas medidas que serão adotadas.