Dois petroleiros testam positivo para Covid-19 em unidade da Petrobrás na Bahia

Foram confirmados dois casos positivos de coronavirus na unidade de Araças, na Bahia. São dois homens, funcionários próprios da Petrobrás – um trabalha na operação e o outro na fiscalização – que foram afastados e estão em tratamento em suas residências.

Há muito que o Sindipetro Bahia vem alertando para a necessidade de maiores cuidados na prevenção contra o coronavírus para que sejam tomadas medidas simples como o distanciamento entre as pessoas nas áreas de trabalho e no transporte, o uso de máscara, álcool gel e o acesso fácil à sabonetes e toalhas de papel.

Medidas essas que vêm sendo minimizadas em muitas unidades do Sistema Petrobrás onde há registros de aglomeração nos refeitórios e nos locais onde ficam instalados os relógios de ponto.

O pior é que em Araças,  mesmo após a confirmação do coronavírus nos dois funcionários, a Petrobrás não adotou nenhuma medida para tranquilizar os trabalhadores. Não houve sequer higienização mais rigorosa dos locais onde esses dois funcionários trabalhavam, já que há indícios de que um trabalhador tenha sido contaminado a partir do outro e isso pode ensejar mais contaminações.

Nos últimos dias, muitos trabalhadores próprios e terceirizados trabalharam com os dois funcionários que testaram positivo e que também circulavam por várias instalações de Araças, o que pode ter feito com que o vírus se propagasse  em vários locais da unidade, inclusive nos ônibus.

Diante desse caso, o Sindipetro cobra providências  urgentes da Petrobrás como a rápida e profunda higienização dos setores da unidade de Araças para evitar a ampliação da contaminação de mais trabalhadores. O Sindipetro vem buscando negociar e dialogar com as gerências da estatal que não têm dado  importância às colocações e sugestões que têm sido feitas pela entidade sindical que pede a adoção de medidas individuais e coletivas no combate ao coronavírus.

Para o diretor de comunicação do Sindipetro Bahia, Radiovaldo Costa, essa ocorrência em Araças preocupa não só os que estão lotados nessa unidade da Petrobras na Bahia (UO-BA), mas também aqueles de outras unidades e ainda a seus familiares. “Estamos vivendo um momento critico em que a curva de contaminação do vírus está se acentuando, como já alertaram médicos e cientistas, e isso pode ser refletido no Sistema Petrobrás”.

O Sindipetro quer que a Petrobrás teste todos os trabalhadores que conviveram com os dois funcionários que contraíram o covid-19 nos últimos dias para identificar aqueles que foram contaminados e que sejam afastados de imediato para a proteção de todos, inclusive de seus familiares.

[Via Sindipetro Bahia]