Dois petroleiros eleitos para a Executiva Nacional da CUT

alt
alt


FUP

O 11º Congresso Nacional da CUT terminou nesta sexta-feira, 13, com resoluções históricas, como a paridade entre homens e mulheres nas direções regionais e nacional da Central. O CONCUT também aprovou por unanimidade um requerimento que será encaminhado à Comissão Nacional da Verdade com mais de 100 nomes de trabalhadores mortos durante a ditadura militar. Além disso, a CUT criará uma comissão própria que ficará responsável por acompanhar as investigações e encaminhar à Comissão as denúncias de violações aos direitos humanos contra os trabalhadores.

O 11º CONCUT também elegeu a diretoria que levará adiante as lutas deliberadas pelos congressistas. O novo presidente nacional da CUT para o período 2012-2015 é o bancário Vagner Freitas, que já integrava a Direção Executiva.  Artur Henrique, que esteve à frente da Central nos últimos seis anos, assumirá a Secretaria de Relações Internacionais.

Dois petroleiros de sindicatos da FUP passam a compor a Executiva Nacional da CUT: Roni Barbosa, do Sindipetro-PR/SC, e Vítor Carvalho, do Sindipetro-NF e da CUT-RJ. A FUP parabeniza os companheiros e também o diretor da FUP e do Sindipetro-RS, Dary Beck Filho, que encerra o seu segundo mandato na CUT, deixando uma importante contribuição na área de saúde.

Uma das resoluções aprovadas pelos congressistas foi o fortalecimento do Estado no setor energético, através do controle público do petróleo, gás natural e da água que produz energia elétrica. Os trabalhadores aprovaram a redução das tarifas de energia elétrica e a renovação das concessões das empresas do Sistema Eletrobrás, cujos contratos vencem a partir de 2015.

O Congresso Nacional da CUT foi realizado em São Paulo, de 09 a 13 de julho, com participação de 2.400 delegados e 140 dirigentes de centrais sindicais de mais de 40 países de todos os continentes. O evento foi precedido por um seminário internacional, que debateu “Os Desafios dos Trabalhadores e Trabalhadoras no Enfrentamento da Crise”.

Outras resoluções do CONCUT: intensificação das mobilizações por aumentos salariais e por ampliação de direitos; apoio e participação nas mobilizações das entidades do campo por reforma agrária previstas para o mês de agosto; fortalecimento da luta pela ratificação da Convenção 158 da OIT, que coíbe as demissões sem justa causa; ampliar a luta pelo fim do fator previdenciário e pela aprovação da fórmula 85/95, elaborada em conjunto pelas centrais sindicais, governo e lideranças parlamentares em 2009, mas até agora parada no Congresso Nacional.