Petroleiros da Usina do Xisto, cidadãos de São Mateus do Sul e familiares do Sr. José Romeu Nadolny prestigiaram o lançamento e exibição pública do documentário “Expurgado”, na noite da última quarta-feira (27), na Sede Regional do Sindipetro PR e SC.
O filme conta a história de Nadolny, um trabalhador petroleiro que foi perseguido pela ditadura militar. Ele é filho mais velho de uma família de agricultores da comunidade de Arroio da Cruz. Se mudou ainda muito jovem para a cidade mais próxima, São Mateus do Sul, em busca de oportunidades.
Começou a trabalhar na Petrobrás aos 22 anos, ajudou a construir a Usina do Xisto (SIX) e em 1962 participou da fundação do Sindicato dos Petroleiros do Paraná, o Sindipetro.
Taxado de comunista e subversivo pela ditadura militar, foi expurgado da Petrobrás apenas três meses após o golpe de 1964. Mesmo depois de sua demissão, a perseguição e coação pelos militares continuaram.
Produzido pelo Sindipetro PR e SC, o documentário tem 17’27” e buscou contar a história de vida de Nadolny a fim de preservar a memória e mostrar as atrocidades cometidas pelo regime autoritário.
Assista e ajude a divulgar:
[Via Sindipetro-PR/SC]