Divisionismo sem fim!

FUP

O roteiro do lamentável fato da tentativa de divisão da unidade nacional, ocorrido em 2006, quando os divisionistas saíram da FUP, já foi narrado por nós, diversas vezes, quando foi preciso esclarecer algumas falácias publicadas pelos dissidentes que declararam uma eterna guerra e ataques à Federação.

Sendo assim, não nos surpreende que mais uma vez, o ano comece com acusações sem fundamentos, de pseudos líderes sindicais baseados em uma política errática de fragmentação, que novamente apostam na divisão entre ativos, aposentados e pensionistas do Sistema Petrobrás.

Sempre sem propostas ou alternativas aos trabalhadores da ativa e aposentados, este últimos sempre usados como massa de manobra para os divisionistas se oporem à FUP, a tática do momento é a discussão sobre a possível criação de um sindicato nacional dos aposentados, fato que além de absurdo, seria um verdadeiro retrocesso  que só contribuiria para enfraquecer a categoria nacionalmente, principalmente, deste setor. Alguns divisionistas defendem a criação deste novo sindicato, baseados na idéia de que uma entidade própria de aposentados, possibilitaria mais vitórias na justiça.

Antes mesmo da criação, já existe a tentativa de retirar de R$ 150,00 de cada aposentado, ou seja, um verdadeiro absurdo que não se tornou consenso nem mesmo entre todos eles, já que uma parte dos divisionistas defende a criação da entidade e outra é veemente contra, afirmando que a divisão da categoria significa retrocesso e repetindo o que a FUP prega e sempre pregou. Entre tantas tentativas loucas de rachar a categoria, nunca tivemos dúvida que estes dissidentes chegariam a tal ponto, mas não chegamos a pensar que dentro desta confusão interna, criada pelos próprios divisionistas, a FUP seria, mais uma vez, a acusada.

O que mais chama a atenção, é o nível de contradição do discurso feito por parte deles, ou seja, que uma entidade própria de aposentados descaracteriza a unidade dos petroleiros da ativa e aposentados, que representa um retrocesso e, que vai contra o principio que norteia a atuação sindical: “a defesa intransigente pela união dos trabalhadores e contra a discriminação”, mas acusam a FUP de dividir a categoria, sendo que todos sabem que quem tenta dividir o movimento sindical petroleiro há quase oito anos, são os divisionistas.

É óbvio que mais uma vez, os divisionistas provam que não sabem fazer outra coisa que não seja atacar a Federação Única dos Petroleiros, mesmo quando nem de longe fazemos parte desta confusão. Diante disso, queremos chamar a atenção dos petroleiros a refletirem sobre até aonde um grupo de irresponsáveis podem chegar, com o único e restrito objetivo de atacar a FUP, entidade que, verdadeiramente, representa a categoria dos petroleiros nacionalmente, que mobiliza os trabalhadores e busca sempre canais alternativos de interlocução, quando a Petrobrás cria impasses em algum processo de negociação. Através deste editorial, a Federação quer levar aos trabalhadores da ativa e aposentados, à reflexão de quem são os verdadeiros traidores, que querem dividir a categoria e, frequentemente pegam carona nas lutas organizadas pela FUP e seus sindicatos, para depois nos transformarem em bode expiatório de seus fracassos. O desafio está lançado.