Dirigentes sindicais petroleiros denunciam impactos das privatizações em canal do A Tarde

Foto: Reprodução

Coordenador da FUP e diretor do Sindipetro Bahia participam do terceiro episódio da série sobre o mercado brasileiro de combustíveis no A Tarde Play, canal do grupo de comunicação baiano

[Da imprensa da FUP, com informações do Sindipetro BA]

O coordenador-geral da FUP, Deyvid Bacelar, e o diretor de Comunicação do Sindipetro Bahia,  Radiovaldo Costa, são os entrevistados do terceiro episódio da série sobre o mercado brasileiro de combustíveis que o jornal baiano A Tarde lançou em seu canal no YouTube, o A Tarde Play.

Os sindicalistas petroleiros falam sobre as consequências das privatizações das unidades do Sistema Petrobrás, como as refinarias do Amazonas e da Bahia, e o esvaziamento econômico causado pelo desmonte da estatal nos estados das regiões Norte e Nordeste do país.

Radiovaldo aborda a situação dos baianos, que estão pagando um dos combustíveis mais caros do Brasil, devido à venda da Refinaria Landulpho Alves (Rlam) e alerta que os preços podem subir ainda mais por causa da política de Preço de Paridade de Importação (PPI) adotada pela Acelen, que hoje administra a refinaria baiana.

O coordenador da FUP enfatiza os prejuízos que as privatizações causaram ao Sistema Petrobrás e ao povo brasileiro, chamando atenção para as diversas unidades que foram entregues a preços vis ou desativadas pelos governos Temer e Bolsonaro.

É o caso, por exemplo, da BR Distribuidora e da Liquigás, que controlavam parte considerável do mercado de comercialização e distribuição de combustíveis e de gás de cozinha no país, ajudando a equilibrar o preço dos produtos.

Além de relatar o impacto negativo da venda dessas duas subsidiárias estratégicas, Deyvid explica as consequências da perda do controle da Petrobrás sobre as malhas de gasodutos, a usina de xisto, as fábricas de fertilizantes, os parques eólicos e de energia solar, os campos de petróleo em terra e em mar, entre outros ativos.

Assista à reportagem completa: