Diretores do Sindipetro NF participam de reuniões pró-Conferência de Comunicação

Diretores do Sindipetro-NF participaram no último sábado, 22, de reuniões em Campos…

Sindipetro NF

Diretores do Sindipetro-NF participaram no último sábado, 22, de reuniões em Campos e Macaé preparatórias para a realização da 1ª Conferência de Comunicação do Norte Fluminense. A entidade é uma das organizadoras do evento, junto a diversas outras dos movimentos sociais, como a Atracom (Associação de Trabalhadores em Comunicação de Macaé), a AIC (Associação de Imprensa Campista) e a CUT-RJ.

Em Campos, o encontro aconteceu às 10h, na AIC. Em Macaé, a reunião foi às 16h, no Teatro do Sindipetro-NF. Os dois momentos contaram com exposições das representantes do Comitê Rio do Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação, Beth Costa e Sônia Gomes.

Representando a CUT-RJ e o NF, o diretor do sindicato Vitor Carvalho esteve na reunião de Campos, enquanto os também diretores do NF Valdick Souza e Francisco José estiveram no encontro de Macaé.

Experiência nacional

Beth Costa apresentou as experiências da preparação da conferência, que está mobilizando os movimentos sociais de todo o país que querem a comunicação mais regionalizada, democrática e plural.

Segundo ela, é preciso discutir a função das TV´s públicas, a criação de conselhos de comunicação social em âmbitos municipal, estadual e nacional e ainda o papel das rádios e tv´s comunitárias para a sociedade.

“Há todo um esforço por parte da sociedade civil e do Governo Federal para a realização desta conferência. Ela vai acontecer, já tem datas marcadas, porém é fundamental que todos participem inclusive o setor privado. Às vezes não avançamos porque não há a discussão necessária e correta, esse é o momento”, disse a militante do FNDC.

Poder Executivo

Uma deliberação do encontro foi que a Comissão Pró-CONFECOM/NF procurará o Prefeito de Macaé, Riverton Mussi, para que ele convoque a Conferência Municipal, visto que a vontade de todos é realizá-la na cidade.

A 1ª. Conferência de Comunicação do Norte Fluminense acontece nos dias 11 e 12 de setembro em Macaé, no Teatro do Sindipetro-NF, que foi disponibilizado pelo diretor Valdick Sousa no encontro de sábado.

O objetivo da Conferência é aprofundar o debate e reflexão sobre a reestruturação das leis que regem a comunicação no Brasil, há muito não aplicadas e obsoletas, discutir a questão das concessões de rádio e Tv, a democratização nos meios de comunicação, canais comunitários, Tv digital, internet, telecomunicações, construção e consolidação de políticas públicas de Comunicação locais, estaduais e nacionais, entre outros temas.

Na Conferência também serão eleitos de delegados para participar da Conferência Estadual e depois da Conferência Nacional de Comunicação convocada pelo Governo Federal para os dias 1, 2 e 3 de dezembro em Brasília.

Fazem parte da Comissão Organizadora da 1ª. Conferência de Comunicação do Norte Fluminense a Associação dos Trabalhadores em Comunicação de Macaé, o Sindipetro-NF, Associação de Imprensa Campista, Pastoral da Comunicação de Macaé, Fórum Nacional de Professores de Jornalismo e Mandato do Vereador Danilo Funke.