Diretores da FUP e do Sindipetro-NF visitam The Intercept e participam de gravação de documentário

Representantes da Federação Única dos Petroleiros (FUP) e do Sindicato dos Petroleiros do Norte Fluminense se reuniram com Leandro Demori, editor-executivo do The Intercept, veículo que revelou aos abusos da Operacão Lava Jato, do ex juiz Sérgio Moro e dos procuradores de Curitiba. O encontro foi gravado pela cineasta Maria Augusta Ramos, diretora de “O Processo”.

O coordenador geral do Sindipetro-NF, Tezeu Bezerra, e o também diretor da entidade, José Maria Rangel, acompanhados do diretor da FUP, Tadeu Porto, visitaram nesta quarta-feira (1) a redação do site The Intercept Brasil, no Rio de Janeiro. Eles foram recebidos pelo jornalista Leandro Demori, que é editor-executivo do veículo jornalístico.

A conversa entre eles foi gravada pela cineasta Maria Augusta Ramos, diretora do documentário “O Processo”, que registrou o golpe de 2016 contra a presidenta Dilma Rousseff. O material poderá ser utilizado em novo documentário, dessa vez sobre o trabalho do The Intercept na publicação da série de reportagens que revelou a parcialidade do ex-juiz Sérgio Moro e da operação Lava Jato, que ficou conhecida como Vaza Jato.

De acordo com o coordenador geral do NF, a visita durou mais de uma hora e os diretores sindicais falaram sobre a grande farsa que foi a operação Lava Jato e seus impactos nocivos para a política e para a economia brasileira. Tadeu Porto, diretor da FUP, explicou que os petroleiros relataram para o jornalistas  a perspectiva que tinham desde o início da operação: “a gente já sentia as consequências do desmonte do setor petróleo no decorrer da Lava Jato. Eles de fato não estavam se importando com a empresa ou com o setor e com o povo brasileiro. Eles tinham um projeto pessoal de poder”. 

Tanto Demori quanto Maria Augusta receberam dos sindicalistas os jalecos laranja, que representam as lutas da categoria petroleira e se tornaram presenças fortes nas manifestações de rua, nas audiências no Congresso Nacional e nas negociações com a Petrobrás e demais empresas do setor petróleo.

[Da imprensa do Sindipetro-NF]