Sindipetro NF
Diretor sindical é forçado a desem barcar de reunião de Cipa antes do final na P-54. Em Garoupa, inspeção da ANP foi feita sem representante da entidade
Dois casos recentes mostram que a Petrobrás está negligenciando providências para que seja cumprido o Acordo Coletivo de Trabalho, em relação ao direito que tem o sindicato de fiscalizar as condições de segurança na empresa. No primeiro, o diretor da FUP Chico Zé, indicado pelo NF para participar de reunião da Cipa de P-54, na terça, 4, foi obrigado a desembarcar da unidade apenas uma hora e meia após ter iniciado a reunião, por alegadas razões logísticas de voo — um desrespeito ao sindicato e um descumprimento do ACT. Em razão disso, o sindicato não considera esta participação válida para cumprimento da cláusula 115ª, e protocola hoje ofício para denunciar o caso e cobrar da empresa um novo embarque.
Em outro caso, o sindicato foi informado por trabalhadores de que houve uma inspeção da ANP (Agência Nacional do Petróleo) em Garoupa, no último dia 28, sem que a companhia tenha cumprido o que determina o acordo coletivo: chamar a entidade sindical para acompanhar os fiscais. Um caso semelhante havia ocorrido em P-40, quando a empresa não garantiu condições para o embarque do NF.
Além de manter a cobrança à empresa para que o ACT seja cumprido, o NF vai enviar ofício para os órgãos fiscalizadores para informar sobre a cláusula 123ª do acordo, que garante a participação do NF nas fiscalizações.
Diretores nas Cipas
Além da P-54, receberam diretores do NF para participação em reuniões de Cipa na terça, 4, as plataformas PVM-1, PVM-3, PG-1, P-25, P-31, P-32 (UO-BC) e PRA-1, P-50, P-53 e P-54 (UO-Rio).
Baratas na P-09
O NF recebeu denúncia de que os trabalhadores estão encontrando insetos nos alimentos em P-09. O sindicato indicou, no último final de semana, reuniões setoriais em plataformas que passam problema semalhante e fará um levantamento dos casos após concluido o recebimento das atas.
Pane em helicóptero
Um helicóptero S-76 da BHS (PR-CHL) que fazia um voo cargueiro para a P-53 apresentou pane no sistema hidráulico ao pousar na unidade no último dia 4. A aeronave pernoitou na plataforma para reparos e retornou apenas com a tripulação.