Diretor de base dos metalúrgicos é brutalmente assassinado em Manaus

CUT exige apuração de assassinato de sindicalista na porta da Sony…





CUT

A Central Única dos Trabalhadores informa com pesar o brutal assassinato de Augusto Lima Cruz, 48, diretor de base do Sindicato dos Metalúrgicos do Amazonas, na manhã desta sexta-feira (1).

O companheiro foi vítima de uma covardia praticada diante da fábrica da Sony, no Distrito Industrial. Segundo Klinger dos Santos, diretor da mesma entidade e que o acompanhava no momento do crime, o fato aconteceu quando os trabalhadores chegaram à porta da empresa para distribuir alguns panfletos e foram recebidos por seguranças armados.

Um deles afirmou que a atividade dos trabalhadores, mesmo do portão para fora da empresa, não poderia ser realizado. Segundo Santos, diante dessa posição, Cruz discutiu com eles dizendo que não era correto atuarem armados e que eles deveriam atuar dentro da fábrica.

Irritado, um dos seguranças sacou uma arma e acertou um tiro no peito do companheiro. Tão grave quanto o incidente foi a postura da empresa. “A Sony deu cobertura a eles e mesmo com nosso amigo no chão, sequer teve a hombridade de interromper a operação. As pessoas foram chegando e passando ao lado do corpo”, comenta Santos.

Após o disparo, o assassino fugiu em uma moto.

A CUT exige a apuração do crime e a punição dos responsáveis, incluindo a empresa que contratou os seguranças.

Augusto Cruz será velado nesta sexta-feira (1), na sede do sindicato – Rua Duque de Caxias, 985 – Praça XIV – Centro – Manaus. Ele deixa esposa e dois filhos.