[Da comunicação do Sindipetro NF]
O diretor da FUP, Raimundo Teles, participou nesta semana da 3ª Reunião Presencial da Comissão Intersetorial de Vigilância em Saúde (CIVS), com o objetivo de avaliar e fazer um balanço das atividades realizadas e planejar as ações para 2025. A reunião aconteceu na terça, 3, e na quarta, 4, em Brasília.
“Além do planejamento para 2025, foram discutidos como pontos como incentivo à implantação de CIVS nos Conselhos Estaduais de Saúde, a divulgação da Política Nacional de Vigilância em Saúde e o Projeto de implantação para política de saúde nacional para migrantes, refugiados e apátridas”, informa Teles, que é também conselheiro fiscal suplente do Sindipetro NF.
A reunião também tratou da noção de “Saúde Única”, um conceito de política pública que tem por doutrina uma abordagem múltipla da saúde humana, animal e ambiental, para promover bem-estar e qualidade de vida.
Raimundo Teles participa da comissão como representante da CUT, como titular, no segmento dos usuários. A CIVS é responsável por assessorar conselheiros e conselheiras sobre os temas relacionados à Política Nacional de Vigilância em Saúde (PNVS), que teve suas diretrizes estabelecidas em 2018, após a realização da 1ª Conferência Nacional de Vigilância em Saúde.
A Vigilância em Saúde é um braço importante do SUS. Com as ações da área, é possível obter informações e intervir para reduzir riscos de doenças e promover a qualidade de vida. As ações são divididas em Sanitária, Epidemiológica, Saúde Ambiental e Saúde do Trabalhador e Trabalhadora. É papel da comissão monitorar e aprimorar o trabalho do poder público diante dessas áreas.