Direção Nacional da CNQ define nova coordenação

CNQ/CUT

A direção nacional da CNQ/CUT, em reunião nacional realizada na Cooperinca – Cajamar/SP nos dias 24 e 25 de julho, deliberou por consenso a companheira Lucineide Varjão (Lú) – Sindicato dos Químicos e Plásticos de SP, para assumir o cargo de coordenadora Nacional da CNQ, em substituição ao companheiro Antenor Eiji Nakamura (Kazú) que solicitou o afastamento do cargo.

Pela primeira vez nos 20 anos de história da CNQ/CUT uma mulher assume o comando político da Confederação num momento conjuntural muito importante. A companheira  Lucineide se mostrou otimista diante dos desafios estabelecidos pela agenda sindical atual: “Eu sei que a  grande responsabilidade neste momento é  promover a organização do Ramo e lutar pelo reconhecimento formal da CNQ/CUT. Além disso, temos a tarefa colocar em prática as resoluções aprovadas no 11° Congresso da CUT”, disse.

Lucineide Varjão citou também que: “É marcante e significativo para o Ramo Químico, após a aprovação da paridade de gênero no Congresso Nacional da CUT, uma mulher assumir a responsabilidade de representar os companheiros e as companheiras na coordenação da entidade, mas tenho confiança de que com apoio da direção nacional faremos um bom trabalho que será, antes de tudo, um trabalho coletivo”.

Segundo a companheira Lucineide, o desafio de coordenar a CNQ é muito grande, pois, grande parte das categorias que integram o Ramo Químico realizarão suas campanhas salariais e reivindicatórias neste segundo semestre, “O balanço das campanhas salariais do 1º semestre foi muito positivo, e, portanto, temos o desafio de continuar neste crescente  garantindo ganhos reais aos trabalhadores e não aceitando em nenhuma hipótese a redução de qualquer direito”.

Por fim, reiterou a necessidade de unidade e solidariedade de toda a direção nacional para enfrentar os desafios, em especial, a preparação e organização do próximo Congresso Nacional da CNQ/CUT, que acontecerá nos dias 3, 4 e 5 de julho de 2013 em local a ser definido.

A reunião

Nestes dois dias de reunião foram debatidos temas relacionados a conjuntura política e econômica, bem como, as perspectivas de crescimento, desafios e possibilidades para cada um dos segmentos econômicos que compõem o Ramo Químico.

Foi também realizado pela companheira Marilane Teixeira, assessora econômica da CNQ, uma apresentação enfatizando a importância do setor mineral e do setor petróleo com base no pré-sal, relacionando a questão da qualificação profissional e a geração de empregos, completando o quadro com um panorama sobre a indústria no Brasil e os reflexos da crise econômica mundial. “O ramo químico representa segmentos econômicos importantes da economia brasileira e, por isso, o tema da política industrial é uma de nossas prioridades”, enfatizou Lucineide.

Dando continuidade ao debate, o companheiro metalúrgico Sérgio Nobre, recém-eleito Secretário Geral da CUT Nacional, fez uma análise da conjuntura brasileira e falou sobre as principais deliberações do 11º CONCUT: “Estou empenhado em fazer que a CUT tenha a consciência de seu papel histórico para o mundo que queremos”, enfatizou Nobre, que fez questão de ressaltar que a CUT envidará todos os esforços para fortalecer as relações com os ramos produtivos, em especial, no que se refere as demandas do Ramo Químico.

A coordenadora nacional da CNQ ressaltou a importância da articulação da CUT com as estruturas verticais nos seus diferentes ramos, bem como, defendeu a adequação do Plano de Lutas da CNQ a luz das deliberações do CONCUT.

Após, foram realizados informes sobre a participação da representação do Ramo Químico nos Fóruns de Competitividade e Grupos de Trabalhos criados pelo governo com objetivo a debater questões cruciais para os trabalhadores e trabalhadoras.

A reunião foi finalizada com informes das campanhas salariais e lutas realizadas no 1º semestre e indicadores das lutas e campanhas para o segundo semestre.  Aproveitou-se este momento para socializar informações sobre o que as secretarias temáticas, regionais e setoriais estão realizando, ajudando a traçar o plano de trabalho da entidade para o próximo período.