Direção da FUP faz análise sobre o avanço das discussões nos GTs

A FUP recebeu carta do RH da Petrobrás pedindo um intervalo de tempo nas reuniões, em andamento desde o início de maio deste ano, entre os mais de dez Grupos de Trabalho da FUP e a nova gestão da Petrobrás. A empresa sinalizou que precisa de tempo para prosseguir com as análises técnicas diante dos pleitos das entidades sindicais. Segundo a gerente de relações sindicais da empresa, os dados solicitados pelos representantes da categoria foram apresentados. Mas, para os diretores da FUP a impressão é de que ainda há muitas informações pendentes que devem ser compartilhadas com os sindipetros e com a federação para que haja efetiva participação dos trabalhadores nas decisões da companhia. Em breve relato dos líderes dos grupos de trabalho ficou evidente que ainda há um caminho longo a percorrer e trabalho árduo para reconstruir e alinhar a empresa de acordo com as diretrizes do novo governo.

Em reunião (29/05), com integrantes e líderes dos GTs, Deyvid Bacelar fez um apanhado da situação atual das discussões, que está resumida no quadro abaixo:

GT

Situação em 30/05/2023

Efetivo e Transferências O GT debateu as transferências abusivas, efetivo e PDV e definiu pautas de curto prazo: 1. Resolver resolução das transferências, 2. Flexibilização do; 3. Pedido de utilização do máximo do cadastro de reserva do último concurso; construção de um novo concurso público nos próximos anos.

Sobre o PDV e a preocupação com saída de trabalhadores; houve solicitação de comitês locais; solicitação de revisão do adicional de transferência e incentivo financeiro aos empregados que não saíram do PIDV.

AMS e PETROS A discussão da AMS foi priorizada com foco nos descontos abusivos do saldo devedor; o debate seguiu na questão de como atingir 70×30; e foi retomada a discussão sobre o reajuste na tabela de grande risco da AMS.
SMS e Saúde Mental As reuniões aconteceram de modo alternado, entre SMS e saúde mental; a empresa reconhece que seu plano de saúde mental estava desmantelado e desatualizado; apresentou projeto escuta sentinela com 430 trabalhadores estão em situação crítica e outros 800 sendo acompanhados.
PLR & PPP / PCAC e PCR – ANPR Sobre a PLR, a empresa sinalizou não ter uma proposta boa para este ano, dizendo que depois negociaria uma melhor em 2024 a ser recebida em 2025. Há limitações do SEST (problema está no limite de remunerações mínimas e não atende toda a categoria); a FUP defende acabar com o PPP; sobre a PLR de 2019 e da Transpetro é necessário acionar o SEST; sobre o PCR x PCAC, há que ter isonomia de tratamento com o PCAC; a mobilidade, avanços de nível e promoções poderiam ser resolvidos de maneira rápida; a pauta já foi apresentada pela FUP mas ainda falta o posicionamento da empresa.
Teletrabalho A proposta da FUP é que o empregado fique uma semana em casa, e uma vez no mês no modo presencial no local mais próximo.
Terceirização Há reunião do GT para sexta-feira (02/06); foi discutida a retomada de plano de saúde para dependentes nos contratos da Petrobrás; outras pautas: melhoria da contratação, retorno do fundo garantidor, NR 37 e uso de refeitório entre outras.
Anistia Empresa diz que respeita determinações internacionais e que não tem práticas anti-sindicais, mas a prática ainda é a mesma da gestão anterior; mesmo assim, foi iniciado o processo sobre a decisão de reverter as demissões de 2016 para cá; também vale com relação às punições e deve envolver a lei de anistia; chegaram demandas de várias outras empresas do Sistema; a empresa só quer discutir os atingidos pela Lei de Anistia, mas a FUP rebateu essa posição, de que as demissão são irreversíveis; também foi levantado o assunto das multas aplicadas aos sindicatos.
Banco de Horas / HETT / Tabela de Turno O tema da tabela de turno tem possibilidade de ser tratado a nível regional e depois ir para o ACT; para hora extra e troca de turno há que buscar fechamento do minutex pela média, a FUP apresentou histórico da situação, a empresa quer retornar mas vai demorar; sobre o Banco de Horas de 2019 foi pedida supressão dos débitos e pagamento das horas extras para quem tem crédito e não tem resposta; acerca do saldo AF, a discussão segue por causa do formato da entrada da informação e marcação das férias.
PCD, Diversidade e Combate às Opressões Foi sugerido pela FUP um comitê de heteroidentificação racial para cota de raça nos processos seletivos.

A empresa mencionou a importância do trabalho remoto em tempo integral para pessoas com deficiência (PCDs) e que está estudando a implementação desse formato para aqueles que têm PCDs em casa ou que possuem condições de saúde graves que impossibilitem o trabalho presencial.

Com o objetivo de atingir a obrigação legal, a gestão comunicou o aumento para 8% a cota de PCDs nos próximos concursos. Percentual acima da obrigatoriedade legal que é de 5%. Hoje encontra-se próximo de 1%.

 

PNG Terá primeira reunião no dia 01/06, a FUP aguarda estratégia da empresa.
Adicional de Dutos

da Transpetro

A Transpetro ainda não apresentou proposta e a base segue mobilizada.

 

A empresa solicitou que, após a conclusão das análises técnicas e encaminhamentos seguindo a governança da companhia, seja agendada uma nova reunião para o dia 19/06 para dar um retorno e apresentar um novo calendário de reuniões com seus respectivos encaminhamentos.

Deyvid Bacelar, coordenador geral da FUP afirmou que, “mesmo com esse intervalo de tempo entre as últimas reuniões e as próximas, que retornarão no dia 19 de junho, o diálogo com a gestão irá se manter.”