Dilma exalta movimentos sociais no FST 2012

A direção da FUP participou da Plenária Popular, no Ginásio Gigantinho, em Porto Alegre.

  Imprensa da FUP

No terceiro dia das atividades do FST 2012, a direção da FUP participou da Plenária Popular, no Ginásio Gigantinho, em Porto Alegre. Após onze anos da primeira edição do evento, quando Dilma Rousseff era secretária do governo Olívio Dutra (PT), o Fórum voltou a ter a presença dela, desta vez, como Presidenta da República, para saudar o Fórum Social Mundial e, discutir a pauta das centrais sindicais e dos movimentos sociais para a Rio + 20, que será realizado em junho, no Rio de Janeiro.

O evento teve a abertura do Governador do Rio Grande do Sul, Tarso Genro e pelo prefeito de Porto Alegre, José Fortunati. Antes da fala da presidente, a plenária contou com a intervenção da secretária de meio ambiente da CUT, Carmem Foro.

Dilma foi recebida com gritos de guerra como “Olê olê olê olê, Dilma, Dilma” e “Dilma Guerreira da Pátria Brasileira” que compunham o ambiente repleto de faixas e cartazes. 

Em seu discurso, a presidenta assumiu o compromisso de defender um novo modelo desenvolvimento na Rio +20, que contemple a economia, a sociedade e meio ambiente. “Caminhamos para a RIO+20, mas não temos solucionado um problema que eu considero gravíssimo, a votação da PEC 438, que trata do trabalho escravo. O tema do trabalho decente para nós é fundamental e essa agenda está paralisada no Congresso nacional. Dessa forma, não é possível falarmos em sustentabilidade se não discutirmos o mundo do trabalho e o trabalho decente”, comentou, para depois citar também a redução da jornada de trabalho para 40 horas semanais, outro tema que interessa à classe trabalhadora e está parado no Legislativo.

Antes da grande festa no Gigantinho, a delegação da Central Única dos Trabalhadores e outros representantes de movimentos sociais que compõem o FTS, tiveram um encontro com a presidenta para expor uma prévia das principais pautas da classe trabalhadora para Conferência da ONU.