Dia nacional de lutas mobiliza servidores que seguem cobrando avanços nas negociações com governo

Condsef

Confederação dos Trabalhadores no Serviço Público Federal condena política de arrocho

Nesta quinta-feira, servidores de todo o Brasil voltaram a se mobilizar em mais um Dia Nacional de Lutas com paralisação de atividades. No dia de ontem, onze estados, incluindo o Distrito Federal (foto), enviaram informações sobre as atividades de mobilização da categoria. Houve registro de ações em Roraima, Amazonas, Minas Gerais, Goiás, Bahia, Sergipe, Santa Catarina, Rio de Janeiro, Ceará, Distrito Federal e Tocantins. Em todos esses lugares categorias de diferentes setores atenderam ao chamado de luta. A busca por avanços nas negociações com o governo tem sido difícil e por isso a mobilização da categoria é cada vez mais importante.

As reuniões no Ministério do Planejamento têm mostrado essa necessidade de fortalecer a unidade. Ontem a Condsef participou de várias reuniões. Uma delas, que tratou da equiparação de tabelas salariais tendo por parâmetro a Lei 12.277/10, terminou outra vez sem grandes avanços. O Ministério do Planejamento se comprometeu a encaminhar para a Condsef o diagnóstico que vai mostrar cenário atual do Executivo. A entidade por sua vez protocolou uma proposta elaborada com o auxilio da subseção do Dieese para buscar a equalização das tabelas. Uma nova reunião para tratar o tema foi marcada para o dia 1º de junho.

Luta continua – A próxima ação de mobilização dos servidores será uma marcha a Brasília no dia 5 de junho. Também no dia 5 haverá uma grande plenária que reunirá representantes de toda a base do conjunto das entidades unidas em torno da Campanha Salarial 2012. Uma estrutura deve ser montada na Esplanada dos Ministérios para receber os servidores de todo o Brasil que deverão votar um indicativo de greve apontado para o dia 11 de junho. Todas as movimentações levarão em conta o andamento dos processos de negociação e retorno do governo à pauta de reivindicação dos trabalhadores. No dia 4, a Condsef fará uma plenária nacional de sua base, para levar uma proposta à grande plenária dos federais no dia 5.

Para as entidades nacionais, o processo de mobilização dos servidores está crescendo. A expectativa é de que a mobilização se fortaleça preparando todos os trabalhadores do setor público para uma grande greve geral caso seja necessário. O foco é buscar o atendimento das demandas mais urgentes que incluem reajuste nos benefícios, como auxílio-alimentação, política salarial permanente com reposição inflacionária e correção de distorções, entre outras reivindicações já apresentadas formalmente ao governo e que vem sendo negociadas, ainda sem avanços significativos, junto ao Planejamento. É justamente para garantir os necessários avanços nas negociações que a mobilização e a unidade dos servidores são cada vez mais importantes e fundamentais para alcançar os resultados e melhorias de que o setor público tanto necessita.