Dia Nacional de Luta da Campanha “O Petróleo Tem que Ser Nosso”, nesta quinta, 20

Evento começa às 13 horas de quinta, na Cinelândia e termina na sexta-feira, na Lapa…





CUT-RJ

Nesta quinta-feira (20), no Dia Nacional de Luta da Campanha “O Petróleo Tem que Ser Nosso”, Rio e Brasília prometem grandes manifestações de rua, em apoio ao PLS 531/09, o projeto de lei dos movimentos sociais, por uma nova lei do petróleo, que propõe a volta do monopólio estatal. Na sexta, show nos Arcos da Lapa encerrará a jornada. No palco, estarão reunidos D. Ivone Lara, Nélson Sargento, a Banda do Bloco Simpatia É Quase Amor, dentre outras atrações. A noite vai terminar em festa, animada pelo grupo de forró Cajuína. A organização é do Fórum contra a Privatização do Petróleo e Gás, patrocinada pelo Sindipetro-RJ.

Nem concessão nem partilha: monopólio estatal

Disposta a retomar o papel de protagonista na luta em defesa do petróleo e da soberania nacional, como na campanha de 1940/50, a União Nacional dos Estudantes (UNE) elegeu o 20 de maio “Dia Nacional de Luta O Petróleo Tem que Ser Nosso”.  Estão programadas manifestações em vários estados, mas a expectativa maior está em torno das atividades de Brasília e do Rio de Janeiro.

No Rio, estudantes que compõem a atual direção da UNE, a Oposição/UNE e a Assembleia Nacional de Estudantes – Livre (ANEL), superando divergências, participam, ao lado do Sindicato dos Petroleiros (Sindipetro-RJ) e do MST da coordenação do ato público, previsto para começar às 13h, na Candelária.

Depois, estudantes e trabalhadores seguirão em passeata, no tradicional trajeto da Avenida Rio Branco, estendendo-se até a sede na Petrobras, na Avenida Chile. Ativistas virão em caravana de Niterói, Petrópolis, Volta Redonda, Saquarema e da Baixada Fluminense. Em Brasília, a UNE convocou passeata até o Congresso.

A manifestação é um grito de apoio ao projeto encaminhado pelo conjunto de movimentos sociais e sindicais ao Senado, visando uma nova lei do petróleo (válida inclusive para os campos fora da região do Pré-sal) que atenda aos interesses do país e da população brasileira. A proposta é a retomada do monopólio estadual e utilização dos recursos oriundos da exploração do petróleo e gás, nas áreas de educação, saúde, reforma agrária e urbana e na pesquisa de fontes de energia menos poluentes.

Show nos Arcos da Lapa reunirá grandes nomes do samba

Na sexta, 21, o show “O Petróleo Tem que Ser Nosso” será precedido pela apresentação do documentário da campanha, num telão. Em seguida, sambistas e o grupo de hip hop “Neguim que não se cala”  fazem a abertura. A bateria do bloco “Simpatia é quase amor” toca de 19h às 20h30; Nélson Sargento vai se apresentar entre 20h45 e 21h45; Dona Ivone Lara  entrará no palco às 22h, cantando até as 23h30.  A noite se encerrará com forró, prometendo levantar a Lapa, com um grande baile popular.