Dia do(a) técnico(a) industrial

Hoje, dia vinte e três de setembro, é comemorado o dia do técnico industrial. Ainda no governo Luiz Inácio Lula da Silva, no ano de 2009 foi sancionada a lei 11.940, em referência a assinatura do decreto que ocorreu no 23/09/1909 que criou dezenove escolas de Aprendizes Artífices.

Parabéns a você técnico e técnica industrial!

A boa formação e a universalização dos cursos técnicos passaram por investimento pesado nos governos Lula e Dilma.

É fácil identificar se compararmos os períodos de 1909 a 2002 (quase 100 anos) onde foram criadas 140 escolas técnicas em todo o território do Brasil e os anos 2002 a 2013 (somente 11 anos) onde foram criadas 330 escolas técnicas industriais (durante o governo Lula e Dilma).

Porém, o ramo técnico industrial sofreu um freio nos investimento na parte educacional neste último governo, com a criação de somente 12 escolas técnicas, sendo que somente 6 estão em funcionamento, 2 em fase de inauguração ou término de construção (IFF de Itaboraí/RJ e Miracatu/SP) e outras 4 unidades teve autorização porém ainda não iniciou a construção.

Os profissionais técnicos e técnicas industriais, não foram depreciados somente pela falta de investimento na educação, mas seus empregos nas áreas da mecânica, elétrica, eletrônica, eletrotécnica, desenho industrial, edificações, construção naval e demais áreas industriais foram retirados ou tiveram sua remuneração reduzida na prática por causa da inflação dos alimentos.

Estes problemas são frutos da ausência de uma política de geração de emprego contínuo na área industrial pelo governo Temer e Bolsonaro.

Algo diferente que ocorreu nos anos de 2002 a 2015 onde a indústria brasileira recebia incentivos do governo para ampliar e produzir, gerando milhões de emprego, como ocorreu nas construções de plataformas de petróleo, navios petroleiros, hidrelétricas, ferrovias, estradas, pontes e etc.

Os sindicatos filiados à Federação Única dos Petroleiros têm realizado cobranças e combatido esta ausência de política e mantido direitos através de acordo coletivos e convenções coletivas que este governo tem buscado em retirar. Haja vista a dificuldade de conquistarmos em muitas negociações aumento acima da inflação.

Mas no dia 02 de outubro temos uma oportunidade de retornarmos a política de valorização aos técnicos industriais com nosso voto. Faça sua parte.