É hoje: Todos às ruas, em defesa dos direitos, da liberdade e da democracia

Hoje, dia 20 de agosto, a FUP e seus sindicatos estarão novamente nas ruas, em todo o país, defendendo a democracia e se contrapondo às tentativas de entrega do pré-sal e da Petrobrás. O país atravessa uma grave crise política, onde a direita vem se fortalecendo e ocupando espaço no Congresso Nacional, no judiciário e nas ruas, atacando o estado democrático de direito e colocando em risco conquistas sociais. É preciso reagir. 

A Marcha das Margaridas já deu o recado, levando para Brasília na última quarta-feira, 12, mais de 100 mil mulheres e militantes, que se manifestaram em alto e bom som: não vai ter golpe! No dia seguinte, cerca de 1.500 lideranças de diferentes segmentos da sociedade organizada se reuniram com a presidente Dilma Rousseff para rechaçar a agenda reacionária da direita e reiterar que os movimentos sociais não se calarão diante de golpes, nem de retrocesso.

Juristas renomados também lançaram nesta última semana um manifesto pela manutenção da legalidade democrática e pelo respeito ao voto. “Independente de posição político-partidária ou até mesmo de concordância com as políticas do atual governo, é preciso deixar claro que a tentativa de retirar a Presidente da República de seu cargo sem quaisquer elementos jurídicos para tal é um desrespeito inegável a ordem vigente e a soberania das urnas” destaca o documento.

Hoje portanto, será um dia decisivo para a democracia e contra a ofensiva conservadora. “Lutaremos contra a pauta conservadora imposta pelo Congresso, que promove o retrocesso político, o preconceito e a intolerância, retira direitos e  entrega o patrimônio público a empresas estrangeiras. 

Fonte: FUP