Dia 03 de outubro: É Dilma e no primeiro turno!

No próximo domingo os trabalhadores vão às urnas para, mais uma vez, fazer história…





Imprensa da FUP


Durante a II PlenaFUP, em junho passado, em Brasília

“Os petroleiros são a pátria de capacete e macacão. Vocês são a prova viva do que o Brasil é capaz”. A declaração da candidata Dilma Rousseff marcou sua participação na II Plenafup e espelha a importância histórica do momento político que vive o país. As palavras da candidata também ressaltam o protagonismo da categoria nas transformações em curso e que tudo tem a ver com as eleições do próximo domingo.  Cara a cara com petroleiros e petroleiras, Dilma Rousseff reafirmou seu compromisso com o fortalecimento do Estado e da Petrobrás e para que o pré-sal seja transformado em uma riqueza social. 

Os petroleiros, assim como a grande maioria da classe trabalhadora brasileira, sabem o que está em jogo nesta eleição. Os dois projetos políticos em disputa são antagônicos. De um lado, a direita neoliberal e ultraconservadora, que defende a redução do Estado, o capital especulativo, as privatizações, a precarização das relações de trabalho, a subserviência às políticas dos EUA, a criminalização dos movimentos sociais. Se contrapondo a este projeto, está a candidata Dilma Rousseff, que já demonstrou toda a capacidade e compromisso político de dar continuidade às mudanças sociais iniciadas pelo governo Lula, consolidar o desenvolvimento, com distribuição de renda e valorização do trabalho, através de um Estado forte e altivo na defesa da soberania nacional.

Nesta disputa, a direita tem ao seu lado uma mídia encastelada, controlada por meia dúzia de oligarquias que nunca respeitaram a democracia.  A mesma velha mídia que sustentou o golpe de 64 e apoiou a ditadura militar e que, mais uma vez, reedita agora o discurso golpista de satanização do poder que emana do povo.  Não admitem que a elite perca o comando, perca privilégios, perca o controle sobre o povo e sobre a informação.  O Brasil mudou, mas a velha mídia continua a mesma, assim como a direita, cada vez mais reacionária e golpista.

Os trabalhadores não querem retrocesso, pois sabem o que significará a volta do PSDB e do DEM ao poder. Por isso, o povo brasileiro responderá nas urnas que quer um país soberano, livre e verdadeiramente democrático. Vamos sepultar definitivamente o projeto privatista e neoliberal da direita, que menospreza o povo e que tantos prejuízos já causou à nação.  No dia 03 de outubro, vamos confirmar a vitória de uma mulher guerreira que tem todas as condições de ampliar os avanços e consolidar as transformações sociais iniciadas pelo governo Lula.  Vamos eleger Dilma Rousseff a primeira presidenta do Brasil!