Os trabalhadores na Mercedes, em São Bernardo, aprovaram a proposta negociada pelo Sindicato que cancela as demissões anunciadas por telegramas pela empresa.
A assembleia foi realizada na manhã de hoje na porta da fábrica após cinco dias de mobilizações dos trabalhadores contra as ameaças de demissões de mais de dois mil metalúrgicos.
“É a luta e a união dos companheiros que garantiram a abertura do processo de negociação para construir o acordo”, afirmou o vice-presidente do Sindicato, Aroaldo Oliveira da Silva.
Pelo acordo, a empresa abriu novo PDV hoje até 31 de agosto com valor único para todos os trabalhadores, independente de idade, tempo de empresa e se é horista ou mensalista. O acordo está condicionado à meta de 1.400 adesões no PDV.
“A empresa topou discutir outros mecanismos para quem ficar na fábrica com estabilidade até dezembro de 2017, como o layoff rotativo, licença remunerada e Programa de Proteção ao Emprego”, prosseguiu.
A Mercedes começou a enviar os telegramas de demissão no dia 15 e colocou os companheiros na planta em licença remunerada.
Fonte: Sindicato dos Metalúrgicos do ABC