Sindipetro BA
Diretores do Sindipetro Bahia, aposentados, pensionistas e militantes embarcam nesta quinta (11\4), às 6h, em três ônibus, para o Rio de Janeiro, onde participam do ato nacional pelo restabelecimento dos direitos do convênio INSS\Petrobrás, que ocorre na sexta (12\4). O diretor José Lopes coordena o grupo e a caravana sai do Campo da Pólvora.
Na sexta, caravanas de militantes da ativa, aposentados e pensionistas das diversas bases da FUP – Bahia presente – estarão no Rio de Janeiro para o ato nacional, em frente à sede da Petrobrás. Na manifestação, os trabalhadores exigem que a empresa assuma integralmente suas responsabilidades com a AMS e demais direitos da categoria afetados pelo fim do antigo convênio com o INSS.
Apesar do acordo recentemente firmado entre o INSS e a Petros – a Petrobrás não participa dele – e que restabeleceu vários direitos, o desconto da contribuição da AMS para os aposentados e pensionistas ainda não foi contemplado. Somente com a pressão feita pela FUP e seus Sindicatos filiados, a estatal garantiu o compromisso em manter a assistência médica, mas a luta continua para regularizar de forma definitiva esse direito.