Definido calendário para Fórum Social Mundial 2013, na Tunísia

Carta Maior

A Comissão de Acompanhamento do Fórum Social Magrebino divulgou nota confirmando a realização do Fórum Social Mundial 2013 na Tunísia, de 26 a 30 de março do próximo ano, e divulgando o calendário para inscrição de atividades. No dia 15 de outubro será lançada a página do evento e aberto o processo de inscrição para organizações e atividades. “Para fazer do FSM 2013 um êxito, fazemos um chamado a todos os movimentos sociais para que participem do processo de implementação do Fórum e contribuam para a internacionalização das comissões”, diz o comunicado.  A declaração foi lida diante dos 460 participantes do 2º Fórum Social Magrebino dos Migrantes, realizado em Oujda (Marrocos), nos dias 6 e 7 de outubro.

Segue a íntegra da declaração:

O FSM 2013 ocorrerá na Tunísia de 26 a 30 de março de 2013. A decisão foi tomada depois de várias consultas entre os movimentos sociais na Tunísia e em outros países da região do Magreb, ratificando e detalhando a decisão do Conselho Internacional adotada em Paris e reiterada em Monastir (Tunísia), em julho de 2012. As autoridades foram informadas desta decisão.

A secretaria tunisiana do Fórum Social Mundial de 2013, formada pela UGTT, FTDES, LTDH, ATFD, Attac, União dos diplomados desempregados, AFTURD, CNLT e pela Associação de Advogados da Tunísia, mobilizou-se para a preparação da reunião de Monastir e para as negociações com as autoridades tunisianas e fez esforços para a inclusão de novos movimentos sociais, para a ampliação temática e geográfica, apesar das dificuldades inerentes a Tunísia e a todo Magreb e ao Machrek apenas dois anos depois das grandes mudanças políticas e sociais que ocorreram e seguem sacudindo a região.

A secretaria tunisiana do Fórum Social Mundial 2013 estabeleceu comitês que vem trabalhando há vários meses e que apesentaram a programação, foi aprovada pelo Comitê de Acompanhamento do FSM Magreb. Ela é a seguinte:

15 de outubro: lançamento da página do FSM 2013 e do processo de inscrição para as organizações e abertura de proposta de atividades;

1º de dezembro: fechamento da fase de propostas de atividades e publicação das propostas com dados de contato;

2 a 15 de dezembro de 2012: fase de consolidação (aglutinação) das propostas;

16 a 31 de janeiro de 2013: registro das solicitações de assembleias de convergências e definição de espaços para as atividades.

1º a 28 de fevereiro de 2013: elaboração do programa final e tradução do mesmo para os idiomas de comunicação do FSM;

1º a 20 de março de 2013: implementação da logística, impressão do programa e organização do espaço físico do FSM;

26 a 30 de março de 2013: realização do FSM 2013;

30 de março de 2013: ato de encerramento;

31 de março a 1º de abril de 2013: reunião com Conselho Internacional do Fórum Social Mundial, na Tunísia.

O Comitê de Acompanhamento do Fórum Social Magrebino e a Secretaria tunisiana do Fórum Social Mundial 2013 convidam os sindicatos, as associações, grupos de ativistas e a sociedade civil da Tunísia, do Magreb, Mashreq, África, Mediterrâneo e de todo mundo para fazer com que o 12º FSM seja um êxito em nível de organização e participação.

O Fórum Social Mundial 2013, como os fóruns sociais anteriores, permitirá um reencontro de homens e mulheres que estão lutando em suas comunidades e em sua vida cotidiana contra a gestão neoliberal da economia, contra as exigências dos mercados financeiros, e contra o deslocamento de sociedades que lutam pela construção da democracia agora, pela igualdade de todos e todas, a solidariedade, justiça, paz, pela preservação do meio ambiente e a defesa dos bens comuns.

Para fazer do FSM 2013 um êxito, fazemos um chamado a todos os movimentos sociais para que participem do processo de implementação do FSM e contribuam ativamente para a internacionalização das comissões (metodologia, logística, finanças, comunicação, mobilização, dinâmica, mulheres, jovens, cultura…). Em particular, reforçamos o chamado pela busca de recursos humanos e financeiros para uma maior participação no Fórum da Tunísia.

O Comitê de Acompanhamento do Fórum Social Magrebino e a Secretaria tunisiana assumem o compromisso de que o FSM 2013 será um evento “estendido”. Este formato “estendido” permitirá a participação ativa das organizações, redes e movimentos da sociedade civil, estejam onde estiverem no mundo, e seja qual foi o tamanho da delegação que possam enviar a Tunísia. Além disso, se comprometem a realizar uma ampla consulta nos próximos dias para a criação de um comitê diretivo inclusivo e integrador com os sindicatos, associações e novos movimentos, tanto em nível nacional, quanto regional e internacional para permitir uma maior implicação e participação que assegure o êxito do FSM 2013.

Nos comprometemos juntos para o êxito do 12º Fórum Social Mundial, na Tunísia, de 26 a 30 de março de 2013, por uma outra Tunísia, por um outro Magreb-Machrek, por outra África, por um outro mundo.

Por uma primavera em flor, outro mundo é possível!
Segunda, 15 de outubro de 2012