Defesa da Petrobrás e do Pré-Sal são tema de debate no Circo da Democracia, em Curitiba

A defesa do Pré-Sal e da Petrobrás são temas centrais do debate que acontece nesta segunda-feira, 08, à tarde, em Curitiba, durante o Circo da Democracia, que reúne movimentos sociais, sindicais e diversas entidades ligadas à justiça, cultura e direitos humanos. O setor energia e, em especial, a indústria petrolífera, é o eixo do debate que está sendo realizado no salão nobre da Universidade Federal do Paraná (UFPR) com participação do coordenador da FUP, José Maria Rangel, do coordenador do Sindipetro-PR/SC, Mário Dalzot, do coordenador do Sindicato dos Químicos do Paraná, Gérson Castellano, da coordenadora do Sindipetro Unificado de São Paulo e secretária de Formação da CNQ, Cibelle Vieira, e do coordenador do Movimento dos Atingidos por Barragens no Paraná, Robson Formica.

“É fundamental as pessoas terem entendimento do que significa a Petrobrás para o desenvolvimento do nosso país. É importante a gente ressaltar que a Petrobrás é muito mais do que tudo isso que dizem de corrupção. E aqui em Curitiba isso é simbólico, pois é o centro da operação Lava Jato, que tem trazido desemprego, queda do PIB, a falência das grandes construtoras e a tentativa de entregar o Pré-Sal para o capital internacional. Apoiamos a investigação e a punição de todos os corruptos, mas o que a gente vê hoje são delatores premiados em suas mansões, enquanto um rastro de mais de um milhão e meio de desempregados são penalizados pelos rumos da Lava Jato”, declarou o coordenador da FUP, José Maria Rangel.

Instalado em uma grande lona da esperança, na Praça Santos Andrade, no coração de Curitiba, o Circo da Democracia foi aberto no último dia 05, como um imprtante fórum de debate, que tem como tema central “A democracia é um constante equilíbrio e cada peça é fundamental”. Ainda nesta segunda, a partir das 18h, está prevista a presença da presidente eleita, Dilma Rousseff, em um grande ato em defesa da democracia. A lona permanecerá montada até o dia 15 de gosto, abrigando debates e eventos culturais, cuja programação completa pode ser acessada emwww.circodademocracia.com.br.

Fonte: FUP, fotos Chico Zé