Debate aborda a cobertura da mídia no caso Petrobrás

A convite do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo (SJSP), a coordenadora do Unificado, Cibele Vieira, participa nesta segunda-feira (29.06) do debate sobre “A Petrobrás e a Cobertura da Mídia”. O evento será realizado às 19h, na sede da entidade, na capital paulista, e contará ainda com a presença dos jornalistas Paulo Moreira Leite, diretor da Sucursal da IstoÉ em Brasília, e Paulo Zocchi, presidente do SJSP.

O debate vai abordar o posicionamento da imprensa em relação aos fatos que envolvem a Petrobrás. Nos últimos meses, a empresa passou a ser manchete diária no noticiário nacional, com destaque para as denúncias de desvio de dinheiro e acusações de má gestão, episódio que ficou conhecido como Operação Lava Jato.

Ao mesmo tempo, a cobertura de aumento de produção das refinarias – com recordes de gás natural, petróleo, diesel, etanol e derivados, entre outros – pouco, ou nada, repercute nas páginas dos jornais e nas notícias da imprensa em geral.

Essa realidade da cobertura da mídia coloca em debate duas questões fundamentais: primeiro, saber qual é a opinião dos trabalhadores da estatal em relação à pauta imposta pela imprensa; segundo, discutir até que ponto a abordagem do noticiário reflete a pressão de diferentes grupos econômicos para a privatização da empresa e da exploração do petróleo no Brasil.

Debate “A Petrobrás e a Cobertura da Mídia”

Quando: Dia 29/06/15, às 19h

Local: sede do SJSP (Rua Rego Freitas, 530, sobreloja, Vila Buarque – São Paulo)

*com informações do SJSP