FUP promove no Rio de Janeiro debate sobre sindicalismo, com exibição de filme sobre a CUT

Evento começa com exibição de filme sobre a história da Central Única dos Trabalhadores (CUT) e segue com o debate “Sindicalismo de ontem, hoje e amanhã”

[Da comunicação da FUP, com informações da CUT]

Na segunda-feira (05/08), a Federação Única dos Petroleiros, em parceria com a Universidade da Cidadania (UC/UFRJ), organiza um debate sobre o papel do sindicalismo, a tradição histórica, o presente e o futuro da luta dos trabalhadores e trabalhadoras. O evento, que ocorre a partir das 17 horas na Avenida Rio Branco 133, 21º andar, no centro do Rio de Janeiro, começa com a exibição do filme “A história contada por quem faz” sobre a criação da CUT. Após a sessão, ocorre um debate, que contará com a participação do coordenador geral da FUP, Deyvid Bacelar e a diretora da entidade, Cibele Vieira, junto com Eleonora Ziller, diretora da Universidade da Cidadania (UC/UFRJ); Jorge Bittar, diretor da Fundação Perseu Abramo; José Sérgio Leite Lopes, do Museu Nacional/UFRJ e Silvia Portela do Instituto Lavoro.

O filme

‘A história contada por quem a faz’ é o fio condutor de um documentário produzido pela CUT em parceira com a Fundação Perseu Abramo e o Instituto Lavoro. Com direção de Celso Gonçalves, o filme conta a criação da CUT, no início da década de 1980, tempo em que a classe trabalhadora e o sindicalismo se fortaleciam no país na luta por direitos, melhores salários e democracia. A época ainda era de um Brasil governado pela ditadura militar que, anos mais tarde, em 1985, e com forte influência da CUT, chegaria ao seu fim.