CUTs de PR, SC, RS e Escola Sul debatem democratização da comunicação dia 13, 14 e 15 de maio

A Escola Sul e as CUTs de SC, PR e RS realizam nos dias 13, 14 e 15 de maio de 2009…

CUT

A Escola Sul e as CUTs de SC, PR e RS realizam nos dias 13, 14 e 15 de maio de 2009 a Pré-Conferência Regional Sul de Comunicação: Comunicação & Transformação Social. Seu objetivo é de formular uma estratégia coletiva para intervir no processo da Conferência Nacional de Comunicação, com debates sobre os temas da agenda do setor de políticas públicas para a comunicação e o papel da CUT e do movimento social no processo de Conferência. A Pré-Conferência é dirigida a dirigentes sindicais interessados no tema, dirigentes da área de comunicação, assessorias de comunicação de sindicatos, integrantes da Coordenação dos Movimentos Sociais e dos fóruns pela democratização da comunicação, movimentos em geral, estudantes, partidos e universidades.

A realização da Pré-Conferência Regional Sul de Comunicação, preparatória ao processo nacional, formalizado pelo Governo Federal no último dia 17/04. Seu objetivo é subsidiar os participantes para o processo de mobilização e intervenção nos municípios/regiões e estados para qualificar e garantir as pautas dos movimentos sociais na Conferência Nacional, que será realizada de 1º a 3 de dezembro de 2009. O 5º Encontro Nacional de Comunicação da CUT será nos dias 8 a 10 de julho, em Salvador – BA.

Um dos debates mais importantes a ser travados é sobre a democratização do acesso e da produção de conteúdo nos meios de comunicação, pois o movimento social precisa ter opinião para construí-los com a participação da sociedade, buscando criar uma ética e estética que dialogue com o projeto de transformação.

Vagas: 150 (50 por estado).

 

As reservas de hospedagem e alimentação podem ser feitas junto ao Hotel Canto da Ilha (48) 3261.4000, e-mail [email protected]. Este endereço de e-mail está protegido contra spam bots, pelo que o Javascript terá de estar activado para poder visualizar o endereço de email As despesas serão por conta dos participantes.

A ficha de inscrição para o Seminário pode ser enviada às Secretarias Estaduais de Formação, c/c para a Escola Sul ( [email protected] Este endereço de e-mail está protegido contra spam bots, pelo que o Javascript terá de estar activado para poder visualizar o endereço de email ) ou na CUT do seu estado.

 

Contatos:

 

PR: (41) 3232.4649 – [email protected] Este endereço de e-mail está protegido contra spam bots, pelo que o Javascript terá de estar activado para poder visualizar o endereço de email – www.cutpr.org.br

Escola Sul: (48) 3226.7272 – [email protected] Este endereço de e-mail está protegido contra spam bots, pelo que o Javascript terá de estar activado para poder visualizar o endereço de email – www.escolasul.org.br

PROGRAMAÇÃO – TODOS OS NOMES ESTÃO CONFIRMADOS

1º dia – 13/05

9h – Mesa de Abertura com presidentes das CUTs Região Sul

10h – O desafio da participação na Conferência

Comunicação & Transformação Social: direitos humanos e desenvolvimento

• Celso Schröder – FNDC

• Pedro Guareschi – PUC-RS

DEBATE

14h – Construindo um sistema público de comunicação – o papel das políticas públicas (o que está em jogo na conferência)

• Bernardo Kucinski – USP

• Berenice Mendes – TV Brasil José Torves – FENAJ

DEBATE

Noite: 21 horas – Lançamento do livro Bolívia nas ruas e urnas contra o imperialismo, de Leonardo Wexell Severo, assessor da CUT Nacional e editor do jornal Hora do Povo

2º dia – 14/5

Oficinas – Desafios

• Convergência Teconológica, Digitalização e Mídia Eletrônica

Carlos Locatelli (UFSC)

• Radiodifusão e Rádios Comunitárias

José Sóter (ABRAÇO)

• Produção de Conteúdo (ética, estética) e Diversidades: questões étnico-racias e de gênero

José Torves (FENAJ)

• Publicidade, Recepção e Consumo

Cláudia Cardoso (Comitê pela Democratização da Comunicação – RS)

 

14h – Estratégia da CUT

 

A estratégia da CUT e do movimento social na Conferência Nacional de Comunicação

• Rosane Bertotti – CUT Nacional

• Roseli Goffman – FNDC/CRP

• José Sóter – ABRAÇO

 

DEBATE

TRABALHOS EM GRUPO – reuniões por Estado para aprofundar os desafios estaduais

Noite: Atividade Cultura

3º dia – 15/5

9h – Continuidade da reunião por Estados

Apresentação das conclusões dos Estados

Avaliação e Encerramento