CUT vai realizar jornada de debates para elaborar Plataforma da Classe Trabalhadora para as Eleições 2010

Central vai realizar série de debates para elaborar sua Plataforma da Classe Trabalhadora…

CUT

Central vai realizar série de debates para elaborar sua Plataforma da Classe Trabalhadora para as Eleições 2010 .

Em março do próximo ano, a CUT lançará sua Plataforma da Classe Trabalhadora para as Eleições 2010, com propostas e reivindicações para orientar suas bases sindicais a escolher os melhores candidatos à Presidência da República, aos governos estaduais e ao Congresso Nacional. O documento também será entregue aos candidatos e candidatas.

Antes, porém, a CUT vai realizar uma série de debates e seminários, em todas as regiões do País e envolvendo todos os ramos de atividade em que a Central atua, com o objetivo de elaborar o documento.

A primeira reunião rumo à Plataforma foi realizada na manhã de hoje, dia 29, na sede nacional da CUT, com a presença de representantes de diversos ramos, em que foram definidos o cronograma e a estratégia de elaboração das propostas e reivindicações. A Plataforma e seu processo de construção representam uma nova etapa da Jornada pelo Desenvolvimento com Distribuição de Renda e Valorização do Trabalho, que teve início em 2005 através do lançamento da Agenda dos Trabalhadores e sua entrega ao Congresso Nacional.

"Nosso objetivo continua sendo discutir e pressionar, sempre através de nossa base social e com a ajuda de pesquisadores e acadêmicos, para que o Estado brasileiro adote novos instrumentos políticos e econômicos que impulsionem nossa sociedade para um outro modelo, que priorize distribuição de renda, trabalho decente, políticas públicas amplas e que cheguem a todos, controle social do Estado, justiça social, respeito ao meio ambiente e mais democracia, para citar alguns eixos mais importantes", explica Artur Henrique, presidente da CUT.

"Haverá uma disputa de projetos de País em 2010, e nossa Central vai participar ativamente do processo, como sempre fez quando da luta contra a ditadura e depois da instalação dos processos eleitorais", completa Quintino Severo, secretário-geral.

A crise econômica internacional, sua superação e como aproveitá-la para produzir mudanças no modelo, como não poderia deixar de ser, vão compor o pano de fundo de todo esse debate.

O primeiro grande seminário deve ocorrer em julho. Haverá também um seminário internacional como parte do 10º Congresso Nacional da CUT (CONCUT), que vai acontecer de 3 a 8 de agosto. São parceiros da CUT nesse processo o Dieese, a Fundação Friedrich Ebert, o CESIT – Centro de Estudos Sindicais e do Trabalho/UNICAMP, a PUC SP e a FPA – Fundação Perseu Abramo.