CUT repudia covarde ação terrorista praticada pelo governo israelense”

A Central Única dos Trabalhadores – CUT Brasil, em nome dos 22 milhões de trabalhadoras e trabalhadores brasileiros…





CUT


A Central Única dos Trabalhadores – CUT Brasil, em nome dos 22 milhões de trabalhadoras e trabalhadores brasileiros que representa, condena veemente a covarde ação terrorista praticada pelo governo israelense ao atacar um comboio de ajuda humanitária que ia em direção a Faixa de Gaza. O Estado de Israel não só violou gravemente as leis internacionais, mas também cometeu um crime ao matar, pelo menos, 10 pessoas que estavam no comboio.

O ataque de Israel ao comboio de ajuda humanitária composto por seis navios organizado pela ONG Free Gaza e liderados por uma embarcação de bandeira turca Mavi Marmara ocorreu na madrugada do dia 31 de maio em águas internacionais no Mar Mediterrâneo, a cerca de 128 quilômetros da Faixa de Gaza. Além das 750 pessoas que estavam no comboio, era transportado também cerca de 10 mil toneladas de ajuda humanitária para habitantes da Faixa de Gaza.

Ataques como esse só impedem que a paz se restabeleça na região e prejudica ainda mais a difícil vida dos moradores da Faixa de Gaza, que sofrem há anos com o injusto e cruel bloqueio.

A CUT defende que as diferenças políticas e as disputas internacionais entre Estados devem ser resolvidas pela via pacífica e negociada, e não via ações militares covardes que só nos entristecem e nos revoltam. Nós nos solidarizamos com o povo palestino e com os familiares e amigos das vítimas e exigimos que a justiça seja feita o mais breve possível.

Nesse sentido, a CUT reafirma mais uma vez a sua disposição em continuar junto com o povo palestino e com todos os trabalhadores e trabalhadoras do planeta na luta por um mundo mais justo e de paz e em defesa da causa palestina.

São Paulo, 31 de maio de 2010.

João Antonio Felicio

Secretário de Relações Internacionais