CUT promove seminário sobre Reforma Política, nesta quinta 19

No seminário, acontece um debate e a elaboração de propostas que serão encaminhadas oficialmente para o processo da Reforma Política brasileira.





 CUT

Para assistir ao vivo, clique aqui

A CUT (Central Única dos Trabalhadores) promove nesta quinta-feira (19) um seminário para debater e elaborar as propostas que encaminhará oficialmente para o processo da Reforma Política brasileira.

O seminário acontece em auditório do hotel Golden Tulip Park Plaza (alameda Lorena, 360, capital paulista).

Confira a programação:

 

19 de maio de 2011

09h00 – Abertura

              Artur Henrique– presidente nacional da CUT

              Yesko Quiroga – FES

09h30 – Modelos Eleitorais de outros países

              Marcus Ianoni – Prof. Dr. UFF

 

10h00 – O que está em jogo na agenda da Reforma Política

Objetivo: analisar os principais atores e posições em relação ao caráter e dimensão da reforma que se pretende.

Exp.:

§  Henrique Fontana – Relator da Comissão Especial sobre Reforma Política da Câmara Federal – Dep. Fed. PT RS

§  Nilmário Miranda – Presidente da FPA – Fundação Perseu Abramo

§  José Antonio Moroni – Plataforma pela Reforma do Sistema Político

§  Ricardo Berzoini – Dep. Fed. PT SP

13h00 – almoço

14h30 –Porque o Brasil precisa de uma reforma política

Objetivo: proporcionar aos participantesumavisão panorâmica dos fundamentos filosóficos e políticos que podem balizar uma reforma com caráter progressista, baseado na intensificação do processo de controle social e na participação popular e a situação do Brasil.

Exp.:

§  Raul Pont – Dep. Estadual PT RS

§  Emir Sader – sociólogo, Prof. UERJ

17h00 – café

17h30 –Porque a Reforma Política interessa à classe trabalhadora

Objetivo:apresentar o posicionamento e as atuais propostas para construir uma Resolução da CUT que orienta sua base neste processo de disputa.

Exp.:Artur Henrique – presidente nacional da CUT

         Adi dos Santos – presidente CUT SP

 

18h30 – Estratégia e Ações da CUT– Sistematização das Propostas

19h00 – Encerramento

 

Saiba mais sobre o seminário:

O seminário sobre reforma política faz  parte do projeto "Jornada pelo Desenvolvimento com Distribuição de Renda e Valorização do trabalho", que, este ano já realizou o "Seminário Tributos e Desenvolvimento" – ocasião em que a CUT formalizou a proposta para as mudanças que considera necessárias na estrutura tributária brasileira. "Nesse seminário ficou claro que a nossa principal bandeira de luta será por uma reforma tributária que privilegie a progressividade da estrutura arrecadatória brasileira – quem ganha mais, paga mais", lembra Artur Henrique, presidente da CUT.

Neste segundo seminário, sobre reforma política, a tarefa da CUT é contribuir com propostas no sentido de ampliar e fortalecer o processo de democratização do Brasil, garantindo, assim, uma participação popular maior nas disputas eleitorais. Essa é uma das diretrizes da Plataforma da CUT e é por ela que a CUT vai lutar e fazer mobilizações.

Segundo Artur Henrique, é preciso chamar a atenção da sociedade brasileira, especialmente da classe trabalhadora sobre a necessidade de todos se envolverem nos debates em torno das reformas que estão sendo discutidas este ano e que influenciam na vida de todos os brasileiros.  “O objetivo do seminário sobre reforma política é consolidar a posição e as propostas da central sobre o tema e, também, difundir informações sobre a importância de uma reforma como essa para toda a sociedade. Podemos e queremos contribuir com o debate e, com isso, influenciar na disputa em torno da reforma política.” 

Participam do "Seminário Reforma Política e a Classe Trabalhadora" o professor da Universidade Federal Fluminense Marcus Ianoni, o deputado Estadual Raul Pont (PT-RS) e o sociólogo Emir Sader, professor da Universidade Estadual do Rio de Janeiro. Os palestrantes vão falar sobre o que está em jogo na agenda da reforma política; e responder a questões de interesse de todos os cidadãos como “por que o Brasil precisa dessa reforma? e, por que a reforma interessa à classe trabalhadora?”

Para a CUT a Reforma Política tem de ser ampla. É preciso discutir financiamento de campanha, mas também regulamentar e garantir, de fato, a soberania popular, como prevê o artigo 14 da Constituição, que cita expressamente plebiscito e referendo. “As leis de iniciativa popular, desde que respaldadas por um número de assinaturas a ser estabelecido em lei, serão encaminhadas ao Legislativo na forma de projeto de lei”, diz Artur Henrique.