CUT priorizará ações em defesa da saúde do trabalhador

FUP

O Coletivo Nacional de Saúde da CUT vem discutindo e trabalhando um plano de ação que pautará a estratégia da Central nos próximos anos, em defesa da saúde do trabalhador. De acordo com Sérgio Nobre, secretário geral da CUT, um dos eixos centrais para o sucesso deste plano é o diálogo e a necessidade de integrar a sociedade nas políticas implementadas pela entidade.

“Temos que fazer este debate sob a ótica do fortalecimento da saúde pública através do SUS e seus princípios de universalidade, integralidade, equidade e controle social. Outra questão importante são as condições de trabalho impostas aos trabalhadores  nas diversas categorias econômicas, com especial destaque para o fortalecimento da organização no local de trabalho. Devemos pautar também o debate sobre a reformulação da estrutura da CIPA , tornando-a um instrumento efetivo, de escolha e deliberação dos próprios trabalhadores, autônoma dos interesses empresariais e com quadro de dirigentes capacitados”, ressaltou o sindicalista.

Um dos eixos prioritários para a CUT será o desenvolvimento de uma Campanha Nacional de Combate as Mortes e Acidentes no Trabalho, com propostas de mudanças na lógica do trabalho e nas políticas públicas de prevenção. Somam-se a isso a revitalização do Diesat (Departamento Intersindical de Estudos e Pesquisas de Saúde e dos Ambientes de Trabalho) e as intervenções na Política e Plano Nacional de Saúde e Segurança no Trabalho.