Vários sindicatos e entidades cutistas já manifestaram seu apoio, inclusive os petroleiros…
Sensibilizada pela trágica enchente que atingiu Alagoas e Pernambuco nos últimos dias, a Central Única dos Trabalhadores (CUT) lançou uma campanha de solidariedade em toda a sua base, para doações às vitimas das inundações. Vários sindicatos e entidades cutistas já manifestaram seu apoio, contribuindo e ampliando a campanha entre seus filiados.
A situação é bastante grave. Só em Alagoas 22 municípios foram atingidos, sendo que em 15 deles já foi decretado estado de calamidade pública. Milhares de trabalhadores e suas famílias perderam tudo, e alguns até a própria vida. O cenário é de guerra. Sem acesso a condições mínimas de sobrevivência, as pessoas começam a entrar em desespero. Para muitos falta água potável, energia, comida, local para dormir e qualquer outra necessidade básica.
Segundo a Defesa Civil, já foram confirmadas 29 mortes, e cerca de 600 pessoas estão desaparecidas. São 177 mil pessoas atingidas.
No estado de Alagoas, além da CUT-AL, o Sindicato dos Trabalhadores nos Correios, Sinteal, Sindvigilantes, Sindprev, Sindpol, Urbanitários, Bancários, Sindagro, Enfermeiros, Agentes de saúde, Sindjornal e Fetag, já entraram na campanha e estão mobilizados.
Em Pernambuco, a CUT-PE e a Fetape (Federação dos Trabalhadores na Agricultura) encabeçam a campanha, junto com o Sindipetro-PE/PB. Em todo o estado, treze municípios decretaram situação de emergência e nove, estado de calamidade.
COMO AJUDAR?
As doações podem ser em dinheiro ou em alimentos não perecíveis, água, roupas, cobertores, produtos de limpeza e higiene pessoal e outros produtos de primeira necessidade.
A CUT Nacional abriu uma conta especial para doações em dinheiro. Os depósitos podem ser feitos no Banco do Brasil S/A – Agência: 3324-3 c/c: 100.100-0 nome personalizado: SOS CUT ENCHENTE.
As doações de alimentos não perecíveis, água, roupas e agasalhos, produtos de limpeza e higiene pessoal podem ser feitas nos seguintes locais:
Pernambuco: na sede da Fetape – Rua Gervásio Pires, 876 – Boa Vista, de segunda à sexta, das 8h às 16h. No domingo, o horário é de 8h às 12h; e a partir da próxima segunda-feira (28) na CUT-PE – Rua Dom Manoel Pereira, 183–Santo Amaro/Recife, em horário comercial, das 8h às 18h. O Sindipetro-PE/PB também está recebendo donativos. O endereço para doação é Avenida Visconde de Jequitinhonha, 209, sala 706, Boa Viagem, em Recife (PE). O telefone para informações é: (81) 3463-8473.
Alagoas: CUT estadual, na Rua General Hermes, 380, no bairro Cambona, em Maceió.
Tempo de solidariedade e reconstrução!
Por Chico Carlos/Assessoria de Imprensa da CUT-PE
Reconstruir. Essa é a palavra que fervilha os corações e mentes dos pernambucanos nos que tiveram suas casas parcial ou completamente destruídas pelas chuvas no Estado. As chuvas deixaram marcas de dor, tristeza e destruição. Durante cinco dias consecutivos, forte temporal e enchentes causaram inúmeras mortes. Milhares de pessoas estão desabrigadas, desalojadas, e a expectativas das comissões de defesa civil é de que os números aumentem à medida que os levantamentos sejam concluídos nas cidades atingidas.
Mais de 50 cidades foram afetadas, 30 estão em situação de emergência e 9, em calamidade pública. A Zona da Mata Sul foi a região mais atingida, especialmente as cidades de Barreiros e Palmares. A força das águas provocou transbordamento de rios e sangramento de barragens, arrasando comunidades inteiras. Muitas das vítimas perderam casa, móveis e roupas. Lojas, supermercados, mercadinhos, hospitais, escolas, foram destruídos e sonhos desfeitos. Em muitos desses lugares, faltam comida e água. O cenário é de guerra. Mas também de esperança.
As ajudas governamentais e voluntárias estão chegando àquelas pessoas que perderam tudo, menos a dignidade. Em tempo de calamidade, a solidariedade aparece como principal ajuda. As doações de água mineral, comida, colchões, roupas, agasalhos ou produtos de limpeza e higiene devem ser entregues nas sedes da Central Única dos Trabalhadores de Pernambuco (CUT-PE) e da Federação dos Trabalhadores na Agricultura (Fetape), engajadas na campanha de solidariedade às vítimas das enchentes que atingiu 54 municípios pernambucanos.
Sindipetro-PE/PB – o Sindicato dos Petroleiros de Pernambuco e Paraíba também está participando da campanha de solidariedade às vítimas das enchetes na região. O endereço para recebimento dos donativos é Avenida Visconde de Jequitinhonha, 209, sala 706, Boa Viagem, em Recife (PE). O telefone para informações é: (81) 3463-8473.
Cabe agora aos demais brasileiros, pernambucanos ou não, conjugar os verbos: doar, participar e reconstruir essas cidades destruídas pelas chuvas.
“Vamos precisar de todo mundo.
Um mais um é sempre mais que dois
Pra melhor juntar as nossas forças
É só repartir melhor o pão..”