CUT, MST, MTST e MAB protestam contra privatização de distribuidoras de energia

[Foto: José Cruz – Agência Brasil]

Manifestações em pelo menos sete cidades, nesta quarta-feira, 27, uniram movimentos sociais contra a venda de empresas estatais distribuidoras de energia elétrica, proposta do governo Dilma anunciada no ano passado.

Os movimentos querem a suspensão de audiência pública – que daria início ao processo de venda das empresas – inicialmente marcada para o dia 3 de fevereiro.

Em Brasília, desde o final da manhã, militantes da CUT, do MST, do MTST e do MAB tentavam audiência com os ministros Jacques Wagner (Casa Civil) e Ricardo Berzoini (Secretaria de Governo), em vão. Após ocuparem a frente do Ministério da Fazenda, os manifestantes organizaram também a interdição de pistas próximas ao Palácio do Planalto.

 “O governo quer privatizar sete distribuidoras de energia e nós consideramos isso um erro. Queremos a interrupção desse processo”, contou, por telefone, o presidente da CUT-GO, Mauro Rubem. Por volta das 16h30, Rubem ainda participava de comissão que tentava negociar o adiamento da audiência do dia 3.

Houve manifestações em Porto Velho (RO), Boa Vista (RR), Manaus (AM), Rio, Rio Branco (AC), Maceió (AL) e Teresina (PI). Não há estimativa de quantos participaram dos protestos desta quarta-feira.

Fonte: