CUT lamenta morte de Fundador da TVT, Elizeu Marques

CUT

A Central Única dos Trabalhadores lamenta a morte do companheiro Elizeu Marques da Silva, diretor-geral da TVT – TV do Trabalhadores, falecido na última sexta-feira (24/05), aos 62 anos, em São Paulo, vítima de complicações cardiorrespiratórias.

Elizeu foi um dos pioneiros dos registros audiovisuais de manifestações dos trabalhadores da Região do ABC Paulista.

Nascido em junho de 1950 na Vila Alpina, capital paulista, cursou ferramentaria no Senai, foi operário, diretor de base do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC e militante ativo nas greves e mobilizações realizadas no final da década de 1970 e início dos anos 1980.

Após a saída de Lula da direção do Sindicato, assumiu a diretoria de base de 1981 a 1983, quando o mandato foi cassado pela ditadura militar após a Greve do Arrastão – protesto contra os arrochos salariais estabelecidos pelo então presidente João Figueiredo.

Em 1984, passou a ser voluntário no Sindicato em decorrência da demissão forçada da empresa Forjaria São Bernardo. Atuou como assessor da entidade para no ano seguinte iniciar atividades no recém-inaugurado departamento de vídeo que foi o embrião do que hoje é a TV dos Trabalhadores.

Ainda na década de 1980, Elizeu teve contribuições valiosas como cinegrafista, sendo um dos responsáveis pelas gravações de imagens históricas sobre os trabalhadores, com registros em vídeo de inúmeras manifestações e assembleias, além de documentários, vídeos educacionais e telejornais. Em 1990 passa a coordenar a seção de vídeos da TVT que, à época, tinha como principal objetivo gravar e registrar a memória dos trabalhadores. 

O corpo foi velado no Hospital São Caetano (rua Rio Grande do Sul, 790). O enterro aconteceu no sábado (25/05), às 13h, no Cemitério Cerâmica, também em São Caetano.

Elizeu deixa três filhos, cinco netos e uma bisneta. À família, parentes e amigos, expressamos nossas mais sinceras condolências.

 

CENTRAL ÚNICA DOS TRABALHADORES

 

*Com informações ABCD Maior

Leia também: Entrevista com Elizeu contando como nasceu a TVT.

A ideia dos metalúrgicos registrarem em vídeo sua história vem desde as greves do final dos anos 1970 e início dos anos 1980 e tomou forma quando, em 1983, Lula, então diretor do Sindicato, voltou de uma viagem à Europa com uma câmera doméstica. 
De lá pra cá, o que era uma ideia se transformou numa emissora de televisão a entrar no ar ainda neste mês. O ex-metalúrgico e ex-diretor do Sindicato, Elizeu Marques da Silva, gerente da TV dos Trabalhadores, conta essa história. http://www.smabc.org.br/smabc/materia.asp?id_CON=21205&id_SEC=12&busca=tvt%3Cbr%3E