CUT intercede para resolver o impasse nas negociações do acordo coletivo dos trabalhadores dos Correios

CUT

O presidente da CUT Vagner Freitas foi recebido em audiência pelo ministro das Comunicações Paulo Bernardo e o presidente dos Correios, Vagner Pinheiro, para discutir o impasse que ainda persiste nas negociações para o acordo coletivo de 2012. Também participaram da audiência, realizada quinta-feira (6), os companheiros, José Rivaldo, secretário de Administração e Finanças da FENTECT (Federação Nacional de Trabalhadores em Empresas de Correios e Telégrafos e Similares); Ana Zélia, do Sindicato dos Correios do Rio de Janeiro;, Alexandre Takashi, presidente do Sindicato dos Correios de Mato Grosso do Sul, e Robson Luiz, Secretário de Anistia da FENTECT, todos eles representando sindicatos cutistas da base dos Correios.

O presidente da CUT ressaltou “a importância de podermos construir um ambiente de diálogo e negociação que possa resultar em um acordo que valorize os trabalhadores dos Correios que, em sua grande maioria, são de organizações filiadas à nossa Central, sem que tenhamos de passar pelo desgaste de uma greve prolongada como ocorreu no ano passado”.

Os companheiros cutistas da ECT presentes à reunião, representando 14 sindicatos, também ressaltaram a importância de aprofundarmos o diálogo para buscar uma solução para as negociações em curso. Falando em nome desses companheiros, José Rivaldo disse que “esses 14 sindicatos indicaram e aprovaram em suas assembleias a prorrogação da data indicativa de greve do dia 10 para o dia 25, demonstrando a disposição de intensificar o diálogo e a busca de um acordo que seja bom para os trabalhadores”.

Nessa reunião também foi tratado o tema da readmissão dos trabalhadores demitidos nas greves realizadas nos anos 90. O processo que estava em curso foi temporariamente suspenso para análise interna do governo. Vagner Freitas e os companheiros da ECT também pediram ao ministro a retomada das readmissões. O ministro disse que os processos estão em fase final de análise e que as readmissões devem ser retomadas em breve.