A Presidente da Cut/ES, criticou a campanha intensiva dos meios de comunicação contra a Petrobras. “Os petroleiros são combativos, corajosos – a história nos mostra isso- vocês tem um papel fundamental na defesa da empresa, na luta pela soberania nacional e principalmente na defesa das futuras gerações”.
A economista do Dieese Sandra Bortolon apresentou uma análise dos dados econômicos para explicar o que de fato ocorre na economia do País. “A crise econômica é conjuntural e não estrutural. Vivemos um clima de terror e não de colaboração no País. É importante fazer uma análise dos indicadores econômicos da última década. Houve uma significativa e importante valorização do salário mínimo e redução do desemprego. De 1996 a 2014, 91% das categorias tiveram reajuste acima da inflação na mesa de negociação. Os Movimento Sindical e Social precisam estar unidos para evitar retrocessos e fazer a contrainformação à impensa
– pois a realidade não é totalmente expressa pela mídia dominante”, frisou.
O Diretor do Sindipetro – NF e companheiro de luta, Cláudio Nunes, falou da necessidade de uma ação mais forte na base da categoria que estimule o debate político e amplie a visão do trabalhador sobre o contexto social, político e econômico e suas implicações nas relações de trabalho. Nunes alertou para os números da terceirização no Sistema Petrobras e o tratamento dado a estes trabalhadores.
Os participantes do 24º Congresso elegeram a petroleira Bruna Moschen e os petroleiros Leandro Baesso, Adão Luiz de Souza, Iaci Tucumã como delegados que irão representar os capixabas na Plenafup.
Clique aqui e conheça as pautas enviadas pelos petroleiros do ES.