CUT e Sindipetro e PE/PB participam da inauguração do 1° navio construído em Pernambuco

O presidente da CUT/PE, Sérgio Goiana, participou na manhã da última sexta-feira…





Sindipetro PE/PB

O presidente da CUT/PE, Sérgio Goiana, participou na manhã da última sexta-feira (7), da inauguração do 1° navio chamado de João Cândido, construído no Estaleiro Atlântico Sul (EAS), no Complexo de Suape. A obra custou US$ 120 mil. O fato leva à retomada da indústria naval no Brasil. A embarcação é a primeira encomenda na fila do Programa de Modernização e Expansão da Frota (Promef I) e fez parte do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). 

O sindicalista Sérgio Goiana pontuou "A nossa preocupação em buscar o desenvolvimento para o país se concretiza ao participarmos de eventos como esse. O movimento sindical tem contribuído muito para esse momento". A CUT é a maior Central da América Latina e a 5° maior do mundo. 

Também estiveram presentes na solenidade, do Sindicato dos Petroleiros PE/PB, Luiz Lourezon e o diretor da CUT, Alberto Alves. Lourenzon enfatizou a participação. "A importânica é ímpar. Depois de 13 anos há uma retomada da indústria naval, o que acaba colocando o Brasil na 5° maior carteira de encomenda de frota de navio".

A embarcação, terá capacidade para transportar um milhão de barris de petróleo. Os números do gigante petroleiro impressionam: são 160 mil toneladas e 226 metros de comprimento, sendo o primeiro de uma série de 22 encomendas feitas pela Transpetro (braço logístico da Petrobras). Aproximadamente 1,3 mil trabalhadores estiveram trabalhando diretamente.

História – O nome do navio é devido ao marinheiro negro, filho de ex-escravo e líder da Revolta da Chibata, que aconteceu em 1910. Na ocasião, mais de dois mil marinheiros rebelaram-se contra a aplicação de castigos físicos a eles impostos como punição, ameaçando bombardear o Rio de Janeiro.