CUT e CSA assinam acordo de cooperação para América do Sul

A busca da unidade das centrais do continente é essencial para que a consolidação de um projeto regional de desenvolvimento…





CUT

CUT e CSA (Confederação Sindical dos Trabalhadores das Américas) assinaram na manhã desta segunda, 18 de abril, acordo de cooperação voltado a fortalecer entidades sindicais em países da América do Sul.

O acordo entre as duas entidades prevê ajuda em cursos de formação, em processos de mobilização e negociação, em contatos internacionais e outras formas de auxílio para sindicatos que buscam consolidação na região.

“Ainda temos muitas assimetrias. Ao mesmo tempo em que existem na América do Sul centrais poderosas como a CUT, assim como no Uruguai e na Argentina, por outro lado em países como o Paraguai, o Chile e o Peru, e também na América Central, muitas entidades têm dificuldades grandes do ponto de vista estrutural”, comentou o secretário-geral da CSA, Victor Baez.

Quintino, Vagner, Victor, Artur, Carmen Foro, Laerte e João Felicio

 

O presidente da CUT, Artur Henrique, destacou que a busca da unidade das centrais do continente é essencial para que a consolidação de um projeto regional que busque o desenvolvimento com distribuição de renda e valorização da classe trabalhadora.

“Nosso continente jamais vai se integrar de verdade se os direitos dos trabalhadores e as políticas públicas de distribuição de renda forem díspares. Não adianta apenas integrar as moedas ou as tarifas alfandegárias, é preciso colocar os trabalhadores como prioridade”, comentou.

Rafael (2º a partir da esq.) também compareceu

 

Participaram da assinatura do acordo também o secretário-geral da CUT Quintino Severo, o secretário de Relações Internacionais João Felício, osecretário de Administração e Finanças Vagner Freitas, a secretária do Meio Ambiente, Carmen Foro, o secretário de Política Sociais da CSA, Laerte Teixeira, e Rafael Freine Neto, secretário de Política Econômica e Desenvolvimento Sustentável da CSA.