CUT e centrais se manifestam contra a proposta que precariza as condições de trabalho

Junto com a CUT e a CTB, a FUP tem se articulado para impedir que o projeto de lei do deputado federal e empresário Sandro Mabel (PL 4330) .





CUT

Sob protestos da militância da CUT e da CTB, que lotou o plenário 15 da Câmara dos Deputados com faixas e cartazes contra a precarização, a Comissão Especial de Estudos para Regulamentação da Terceirização  aprovou nesta quarta-feira (23) proposta que libera a terceirização para todas as atividades.

Ao abrir a reunião, o presidente da Comissão, deputado Sandro Mabel (PMDBG-GO), falou em um tom contrariado que havia recebido uma carta do presidente do Tribunal Superior do Trabalho (TST), ministro João Oreste Dalazen. Mabel não falou qual o conteúdo da carta, apenas reclamou do que parece ter julgado uma interferência do ministro.

Segundo ele, os membros da comissão tentaram marcar uma audiência com o ministro para discutir o substitutivo do deputado Roberto Santiago (PV-SP) ao Projeto de Lei 4330, de sua autoria, mas não conseguiram. Para Mabel, a carta representa a opinião pessoal de Dalazen e não a do TST, portanto, é “unilateral”. Ele encerrou dizendo: “Aqui quem vota somos nós”.

O deputado Vicentinho (PT-SP) pediu a palavra e disse que também recebeu uma carta de Dalazen (Clique aqui para ler a carta).

“O ministro apoia o substitutivo que eu apresentei”, disse o deputado petista,  acrescentando: “É importante lembrarmos que o substitutivo que está sendo votado por esta comissão promove uma reforma equivocada da legislação e, com isso, a precarização do trabalho. Ou seja, aumento a jornada, redução os salários e desrespeito questões fundamentais como saúde e segurança no trabalho”, argumentou Vicentino.

A votação

Deputados das bancadas do PT e do PCB trabalharam fortemente para impedir  a votação, mas não conseguiram tentaram derrubar o quorum, apesar do número reduzido de deputados da comissão presentes à sessão.

A proposta que precariza as condições de trabalho foi aprovada por 14 votos a 2. Entre os deputados que votaram a favor, dois são oriundos do movimento sindical: Paulo Pereira da Silva (Força Sindical/PDT) e Santiago (UGT).

Quando encaminhou seu voto contra o PL, Vicentinho comemorou o fato de que a comissão especial não tem poderes para encaminhá-lo ao plenário. “Esta Comissão pode apenas dar a sua opinião”.

Segundo ele, a CCJ – Comissão de Constituição e Justiça, para onde o PL será encaminhado, pode aceitar ou não esta opinião. É na CCJ, portanto, que o movimento sindical e a sociedade civil organizada tem de atuar para impedir que o parlamento brasileiro legalize a precarização do trabalho, alertou Vicentinho.

4 centrais sindicais se unem contra o projeto

Além de CUT, CTB e Nova Central, a CGTB também é contra o substitutivo de Roberto Santiago. Representantes da CGTB procuraram sindicalistas da CUT nesta quarta para manifestar sua posição contrária. Com isso, caiu por terra a versão mentirosa que circulou na Câmara de que existia consenso das 6 centrais a favor desta proposta. Vários deputados, inclusive das bancadas que sempre votaram a favor da classe trabalhadora chegaram a acreditar na versão mentirosa.

“O único consenso que temos é o de que a terceirização mata, piora as condições de trabalho e a qualidade de vida do trabalhador”, disse Artur Henrique, presidente da CUT.

Para o secretário de Relações do Trabalho da CUT, Manoel Messias, a atuação das centrais sindicais contrárias a aprovação da proposta que precariza o trabalho foi fundamental para o movimento sindical ganhar tempo e debater melhor o tema.

“Ficou claro que a pressa para votar este substitutivo era de total interesse dos empresários, mas este ano o projeto não tem mais como ser votado”.

Artur e Messias comemoram o fato de que, na CCJ, o movimento sindical vai ter oportunidade de debater o mérito e o conteúdo da proposta de regulamentação da terceirização com mais qualidade.

FUP intensifica luta pelo fim da precarização de trabalho no Sistema Petrobrás 

Junto com a CUT e a CTB, a FUP tem se articulado para impedir que o projeto de lei do deputado federal e empresário Sandro Mabel (PL 4330) seja aprovado, pois reduz direitos e piora drasticamente as condições de trabalho dos terceirizados, bem como acaba com qualquer tipo de responsabilidade das tomadoras de serviço em relação a esses trabalhadores. Grande exemplo disto é o alto índice de terceirização na Petrobrás, que precariza as condições de trabalho e mata centenas de trabalhadores. Desde 1995, ocorreram no Sistema Petrobrás pelo menos 310 mortes por acidentes de trabalho, das quais 251 foram com trabalhadores terceirizados.