CUT debate em El Salvador propostas unificadas do movimento sindical para as eleições 2014

CUT, por: Isaías Dalle

El Salvador vive clima pré-eleitoral com mais de um ano de antecedência. As eleições para a Presidência da República acontecem apenas em 2014, mas o debate sobre quem será o sucessor do atual mandatário, Maurício Funes, é intenso.

Funes pertence ao partido Frente Farabundo Martí de Libertação Nacional, força política protagonista da luta armada que disputou os rumos do país durante 12 anos, entre 1980 e 1992, quando foi assinado acordo de paz.

O atual presidente e seu partido chegaram à Presidência através das urnas em 2009.

A partir desta segunda-feira, o secretário-adjunto de Relações Internacionais da CUT, Artur Henrique, o diretor de Política Econômica e de Desenvolvimento Sustentável da Confederação Sindical das Américas (CSA), Rafael Freire, e a assessora da CUT Darlene Testa estão em El Salvador em encontro com as principais centrais sindicais do país. Estão colaborando com o planejamento que pretende construir uma plataforma unificada de propostas do movimento sindical salvadorenho para as eleições de 2014.

O objetivo é, depois de concluída a plataforma, utilizá-la como instrumento para a disputa eleitoral em torno de candidatura que se comprometa com as principais propostas da classe trabalhadora do país.