CUT de luto: 14 mortes confirmadas no naufrágio de embarcação que participava de procissão no Amapá

CUT

A Central Única dos Trabalhadores está de luto. Perdemos companheiros, companheiras e seus familiares que estavam no barco que naufragou no sábado (12) em Macapá, capital do Amapá.

A embarcação participava da procissão do Círio Fluvial, romaria que antecede as comemorações do Círio de Nazaré, e levava diversos sindicalistas do Sindsep – Sindicato dos Servidores Federais e da CUT Amapá, quando naufragou na orla de Macapá, próximo ao Farol da Praticagem.

Os dirigentes da CUT Nacional Rogério Pantoja (diretor executivo) e Carmen Foro (vice-presidente) continuam no local apurando informações e prestando solidariedade às vítimas e aos seus familiares.

Até o momento foram confirmadas 14 mortes, dentre elas, a de Elizabeth Mourão Moraes, da Executiva da CUT-AP e do Sindsep-AP. Seu corpo está sendo transferido para o Maranhão, estado local da dirigente. 

Vitor Gregório de Passos Nunes, de 9 anos, filho do companheiro Nunes, esposo de Odete Gomes, também está entre as vítimas fatais. O corpo do secretário de Administração do Sindsep-AP, Raimundo dos Santos Cardoso, foi encontrado nesta manhã.

Ainda estão desaparecidas quatro pessoas, incluindo a presidente da CUT no estado, Odete Gomes, e familiares de funcionários do próprio Sindicato.

As buscas prosseguem. Oito equipes do Corpo de Bombeiros estão rodando o rio numa margem de 10 quilômetros. Pela manhã uma aeronave chegou ao local para dar o suporte aéreo. 

Vale destacar que a embarcação foi vistoriada pela Capitania dos Portos do Amapá, ligada à Marinha, antes de partir para o evento, quando se constatou a regularidade da documentação, dos itens de segurança e de navegação dentro do limite de sua capacidade. A Capitania também informou que as causas do acidente serão apuradas.

Todo nosso apoio e solidariedade aos/as companheiros/as CUTistas do Amapá.

O site da CUT Nacional estará acompanhando e atualizando as informações ao longo do dia.