CUT convoca grande mobilização em apoio à Política Nacional de Participação Social

A Central Única dos Trabalhadores convoca suas Estaduais e Ramos e todas as suas entidades e militantes de base para uma grande mobilização em apoio à Política e Sistema Nacional de Participação Social, instituídos pela Presidenta Dilma Rousseff por meio do Decreto 8.243/2014. A CUT já se posicionou oficialmente em defesa do Decreto Presidencial, provocando a manifestação de apoio das demais centrais, de juristas, acadêmicos e dos movimentos sociais e populares.

É urgente que todos/as os/as dirigentes e militantes CUTistas e dos movimentos sociais e populares defendam a importância da Participação Social, uma vez que setores de oposição ao governo estão fazendo um lobby para derrubar o decreto no Congresso Nacional. Querem impedir que avancemos na instituição de mecanismos de democracia direta e participação popular, inclusive, com o reconhecimento de novas formas de participação social em rede e de aprofundamento do diálogo social.

Orientamos que nossas entidades desenvolvam, entre outras, as seguintes ações:

1) Coleta de assinaturas para a Moção de Apoio ao Decreto 8.243 (clique aqui para acessar o documento).

2) Envio de cartas aos/às parlamentares pressionando pela manutenção do Decreto Presidencial, para que não coloquem em votação o projeto de Decreto Legislativo que susta os efeitos da Política Nacional de Participação Social.

3) Pressão junto aos/às parlamentares nos Estados com a realização de audiências e reuniões com a participação dos/as CUTistas e dos Movimentos Sociais e Populares em apoio ao Decreto 8.243/2014.

Contamos com a mobilização de todos/as nossos/as militantes para que, de fato, a Democracia Direta em nosso país seja concretizada como avanço de nosso projeto democrático e popular.

 

Saudações CUTistas,

 

Sérgio Nobre                Maria Aparecida Faria

Secretário-Geral             Secretária-Geral Adjunta

Fonte: CUT