Sindipetro alerta para aumento de tentativas de golpe contra a categoria petroleira, na Bahia

Os golpistas não estão dando sossego para a categoria petroleira. Desta vez, eles estão utilizando o whatsApp para enviar mensagens sobre supostas ações envolvendo o FGTS ou a Petrobrás, que teriam sido ganhas na justiça e cujos valores estariam sendo liberados.

Para dar continuidade ao golpe, os bandidos pedem que a vítima entre em contato somente através do whatsApp. É neste momento que o golpista pede que seja feito o pagamento das custas do processo, via PIX, para que o valor da ação seja liberado para pagamento.

Em hipótese alguma faça esse pagamento e nem responda à mensagem, pois você não sabe quem está do outro lado da linha. Muitas vezes são bandidos que estão presos e da cadeia realizam este tipo de fraude. São pessoas perigosas.

As tentativas de golpes estão sendo recorrentes e eles vão mudando as modalidades, utilizando, inclusive até os nomes dos advogados dos Sindipetros. Na última tentativa, os golpistas usaram indevidamente os nomes de dois advogados do Sindipetro Espirito Santo, que foram alertados pela assessoria jurídica do Sindipetro Bahia e fizeram boletim de ocorrência em delegacia local.

O Sindipetro Bahia não entra em contato com seus associados através de correspondência ou whatsApp para informar sobre ações judiciais. Se você receber uma ligação, correspondência ou mensagem, cheque antes de tomar alguma atitude, principalmente se envolver qualquer quantia em dinheiro. Ligue diretamente para o Sindipetro ou para uma das suas assessorias jurídicas, cujos números de telefones já são de conhecimento da categoria.

*Orientações do Sindipetro*

Os aposentados, pensionistas e trabalhadores da ativa não podem e não devem pagar custas para pessoas desconhecidas, que não foram constituídas como seus advogados.

Nunca pague valores para quem você não conhece, principalmente através de PIX (modalidade de transferência bancária muito utilizada por golpistas).

É importante ressaltar também que custas processuais são pagas através de DARF (Documento de Arrecadação de Receitas Federais), cujo crédito vai direto para a União. Se pedirem que o pagamento de custas processuais seja feito através de PIX é golpe.
Em caso de dúvida, ligue para o Sindipetro Bahia (71) 30349313). Não faça nada sem antes consultar a entidade sindical.
Caso alguém tenha se sentido lesado deverá orientar-se e acionar as autoridades policiais.

[Fonte-imprensa Sindipetro Bahia]