Críticas ao PL da terceirização marcam Dia Nacional de Mobilização das centrais sindicais

Rede Brasil Atual

As críticas ao Projeto de Lei 4.330, de 2004, que amplia a possibilidade de terceirização de trabalhadores, deram o tom do Dia Nacional de Mobilização organizado por centrais sindicais e movimentos sociais em todo o país. Alvo de negociação intensa desde o dia 5 de julho, a proposta do deputado Sandro Mabel (PMDB-GO) é vista como a principal ameaça aos direitos trabalhistas neste momento.

“Nós temos condições de avançar mais. Se o governo divulga notícias positivas, de que o Brasil tem crescimento, geração de emprego, diferente da situação de outros países do mundo, agora é o momento dos trabalhadores lutarem por mais conquistas. Senão, não é movimento”, disse o presidente da CUT, Vagner Freitas, em conversa com jornalistas em São Paulo. “Estamos tentando impedir o pior. Se não retirarem do projeto a cláusula que permite a terceirização na atividade-fim, não vamos deixar que o projeto de lei saia da CCJ.”

O presidente do Sindicato dos Químicos de São Paulo, Osvaldo da Silva Bezerra, o Pipoca, considera fundamental a mobilização para rejeitar o projeto. “O PL 4330 é uma reforma sorrateira da CLT. A maioria dos deputados que está a favorteve a campanha financiada por grandes empresários. Só nos resta a mobilização para garantir o que os trabalhadores conquistaram em todos esses anos.”

Mais cedo, o secretário-geral da CUT, Sérgio Nobre, também afirmou que será necessário promover pressão social contra o projeto de autoria de Sandro Mabel (PMDB-GO), em tramitação na Comissão de Constituição e Justiça da Câmara. Já por duas oportunidades um acordo conseguiu barrar a apreciação do texto porque uma versão alternativa é negociada no âmbito de uma comissão quadripartite formada por centrais, empresários, governo federal e parlamentares. “Estamos convocando todos os trabalhadores a fazerem caravana a Brasília no dia 3 para impedir que esse projeto seja votado e aprovado. É muito importante também ligar para o seu deputado para pedir que esse projeto não seja votado”, disse. “É um projeto nefasto que se for aprovado como está pode trazer uma nova onda de precarização e perca dos direitos dos trabalhadores.”

Para os sindicalistas, a redução da jornada de trabalho sem redução de salário, o que é defendido pelos trabalhadores também como uma forma de criar empregos, o fim do fator previdenciário e o combate à terceirização são temas que têm de se transformar ainda neste ano em conquistas. Eles afirmam que muitos benefícios foram concedidos ao empresariado, como políticas de desoneração para vários setores da economia, e que estas vantagens não se reverteram em benefícios à sociedade.

“Não conseguimos chegar a um acordo e não vamos aceitar um projeto que pode precarizar ainda mais as relações de trabalho. Temos a minoria absoluta na CCJ, mas pelo regimento podemos levar para a discussão para o plenário e esse é mais um jeito de tentar segurar esse projeto que precariza as relações de trabalho”, afirma o presidente da Força Sindical, Paulo Pereira da Silva, o Paulinho.

A central comandada pelo deputado realizou atos em vários estados pela manhã, mas não participou do ato central, na Avenida Paulista, em São Paulo, encabeçado por CUT e CTB, além do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST). Apesar das mobilizações separadas, as centrais mantiveram uma pauta de reivindicações comum que inclui a cobrança da destinação de 10% do PIB para a educação e de 10% do Orçamento da União para a saúde, de um oferecimento de transporte público de qualidade, valorização das aposentadorias, reforma agrária e suspensão dos leilões do pré-sal.

Para o presidente da CUT, é fundamental que se leve adiante o debate sobre o fim do fator previdenciário. A fórmula, criada em 1998, durante o governo Fernando Henrique Cardoso, é vista como prejudicial aos interesses dos trabalhadores. No último dia 21 os ministros de Dilma Rousseff assumiram o compromisso de concluir o debate para a apresentação de uma alternativa dentro de 60 dias. “Se o governo estabeleceu um prazo junto com as centrais para apresentar uma negociação sobre o fator previdenciário, não consigo imaginar que não sairá uma proposta”, diz Freitas. Para ele, é possível fechar acordo em torno da fórmula 85-95, que prevê que as mulheres possam se aposentar quando tempo de contribuição ao INSS e idade somem 85 anos, e que a mesma soma seja usada para os homens, com 95 anos como mínimo.

Segundo as centrais sindicais, houve protestos no Rio de Janeiro, com adesão dos trabalhadores das redes estadual e municipal de educação. Em Belo Horizonte, terminais de ônibus ficaram parados, e, em Porto Alegre, houve um protesto que juntou professores e indígenas em frente ao Palácio Piratini, sede do governo gaúcho.

Em Natal houve uma passeata de trabalhadores de várias categorias pela região central. Em Fortaleza operários da construção civil, professores, bancários enfermeiros e servidores públicos realizaram paralisação de atividades. Em São Luís os funcionários das empresas de ônibus cruzaram os braços.

Em Salvador os ônibus não circularam entre a madrugada e as primeiras horas da manhã. Houve um protesto na BR 324, e os acessos à capital ficaram fechados. Representantes dos sindicatos fizeram atos em ruas movimentadas do comércio e na região central da cidade. No polo industrial de Camaçari o turno da manhã funcionou parcialmente.

Leia também:

Dia Nacional de Luta: petroleiros de todo o país aderem às mobilizações e enfrentam práticas antissindicais da Petrobrás

CUT divulga balanço parcial das manifestações em diversas capitais